Pesquisar

Apresentação dos resultados do estudo sobre o “Impacto Económico e Psicossocial do Cancro da Mama em Portugal”

A investigação foi realizada entre março e setembro de 2021 e envolveu uma amostra composta por mil doentes e sobreviventes de cancro da mama, residentes em Portugal.  04-04-2022 Saúde e Proteção Civil
Apresentação dos resultados do estudo sobre o “Impacto Económico e Psicossocial do Cancro da Mama em Portugal”

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, esteve presente, no dia 4 de abril, na apresentação do estudo sobre o “Impacto Económico e Psicossocial do Cancro da Mama em Portugal”, realizado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro. 

A investigação foi realizada entre março e setembro de 2021 e envolveu uma amostra composta por mil doentes e sobreviventes de cancro da mama, residentes em Portugal. 

 

Relativamente ao impacto psicossocial, o estudo revelou que “o bem-estar físico, a imagem corporal e a vida sexual são os aspetos mais afetados pelo cancro”.  

 

Em termos económicos, os resultados obtidos evidenciam que a produtividade perdida devido ao cancro dos doentes oncológicos foi estimada em 1.128 milhões de euros. 

 

Os resultados do estudo foram apresentados pelas investigadoras Natália Amaral (médica ginecologista) e Sónia Silva (psicóloga clínica). 

 

Para saber mais sobre os resultados do estudo: CLIQUE AQUI

 

Na oportunidade, o responsável com a pasta da Saúde na Região lembrou os investimentos realizados na área e salientou que as novas tecnologias podem constituir um importante aliado no combate ao cancro. Pedro Ramos, recordou também a importância da existência do programa de rastreio que permite um diagnóstico mais precoce e melhora o prognóstico clínico dos doentes “a RAM é pioneira na realização deste rastreio, juntamente com o distrito de Coimbra, com mais de 20 anos de existência”. 

 

A iniciativa decorreu no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da RAM, no âmbito das comemorações do 81º Aniversário da Liga Portuguesa Contra o Cancro, assente em dois princípios fundamentais “Humanização e Solidariedade”. 

 

Na ocasião estiveram presentes o Presidente da Assembleia Legislativa da RAM, José Manuel Rodrigues, o Presidente da Delegação Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Ricardo Sousa, entre outros convidados. 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.