Pesquisar

Diariamente, entre 150 a 170 mulheres são rastreadas ao cancro da mama na RAM 

Recorde-se que o Rastreio do Cancro da Mama da RAM é um rastreio de base populacional, dirigido a mulheres assintomáticas, sem fatores de risco relevantes e na faixa etária entre os 45 e os 69 anos. Iniciou em 1999 e até à data já permitiu rastrear mais de 195 mil mulheres.  15-07-2022 Saúde e Proteção Civil
Diariamente, entre 150 a 170 mulheres são rastreadas ao cancro da mama na RAM 

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, visitou no dia 16 de julho, a unidade móvel do rastreio do cancro da mama instalada na Ribeira Brava. Entre julho e meados de outubro deste ano prevê-se que sejam realizados 2660 rastreios ao cancro da mama neste concelho. 

 

A par dos rastreios realizados nesta unidade móvel, importa relembrar que o Serviço de Saúde da RAM dispõe de mais duas unidades móveis, neste momento, localizadas no concelho de Câmara de Lobos e no Centro Dr. Agostinho Cardoso. Em média são rastreadas diariamente ao cancro da mama entre 150 a 170 mulheres na RAM, no âmbito deste programa regional. 

 

Concluído o rastreio no concelho da Ribeira Brava, a unidade móvel irá deslocar-se para a ilha do Porto Santo. 

 

O rastreio do cancro da mama na RAM é coordenado pelo médico ginecologista, Joaquim Vieira, que sublinhou a importância do rastreio para uma deteção mais precoce do cancro e para a melhoria da resposta à população, com tratamentos menos agressivos e para uma maior sobrevida. Aquando da visita à Unidade móvel, Joaquim Vieira referiu que “a taxa de sobrevivência ao fim de cinco anos, após o início do tratamento, é igual ao todo nacional e na Europa, o que significa que 85% das mulheres com diagnóstico sobrevivem ao cancro”. 

 

A visita do responsável com a pasta da Saúde à unidade móvel foi também acompanhada pelos dirigentes da Saúde e pelo diretor do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do SESARAM, EPERAM, Luís Farinha, entre outros elementos. 

 

Recorde-se que o Rastreio do Cancro da Mama da RAM é um rastreio de base populacional, dirigido a mulheres assintomáticas, sem fatores de risco relevantes e na faixa etária entre os 45 e os 69 anos. Iniciou em 1999 e até à data já permitiu rastrear mais de 195 mil mulheres. 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.