Pesquisar

Elementos da ERPASS sublinham importância do consumo de produtos regionais

São objetivos da ERPASS “melhorar a oferta alimentar em espaços públicos; aperfeiçoar a literacia da população em alimentação saudável; divulgar /promover a alimentação saudável na comunidade”. 22-07-2022 Saúde e Proteção Civil
Elementos da ERPASS sublinham importância do consumo de produtos regionais

Os elementos da Estratégia Regional de Promoção da Alimentação Saudável e Segura (ERPASS) estiveram, esta manhã, 22 de julho, no Mercado dos Lavradores no Funchal, no sentido de lembrar as várias soluções existentes de frutas e vegetais produzidos localmente, que sejam frescos e da época, para manter uma alimentação saudável e segura. 

 

A iniciativa está integrada no âmbito das políticas de promoção da saúde levadas a cabo pelo Governo Regional e vai ao encontro do objetivo de construir uma Região 3’S “Saudável, Segura e Sustentável”.

 

A ERPASS, coordenada pela nutricionista e também responsável da Unidade de Nutrição e Dietética do SESARAM, EPERAM, Teresa Esmeraldo, integra vários elementos de quatro Secretarias do Governo Regional, a saber: Eng.ª Agrónoma Ana Ghira (Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural), Professora Elsa Forte (Secretaria Regional da Educação, Ciência e Tecnologia), Nutricionista Pedro Sousa (Secretaria Regional da Inclusão Social e Cidadania) e a Nutricionista Carmo Faria (Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil).

 

São objetivos da ERPASS “melhorar a oferta alimentar em espaços públicos; aperfeiçoar a literacia da população em alimentação saudável; divulgar /promover a alimentação saudável na comunidade”. Para alcançar estes objetivos, a ERPASS tem ligações com entidades parceiras que se expressam nas mais variadas iniciativas e projetos.

 

Recorde-se que a Estratégia Regional de Promoção da Alimentação Saudável e Segura (ERPASS) foi implementada em 2017, envolve várias Secretarias do Governo Regional, bem como outras entidades locais (Autarquias, Juntas de Freguesia, Casas do Povo, Centros Cívicos, Centros de Dia, Centros de Saúde, Polos Habitacionais, entre outros) para, em conjunto, promover uma melhor saúde e bem-estar da população da RAM, através de uma alimentação saudável e segura.

 

Desde o ano 2021, os nutricionistas do Serviço de Saúde da RAM, em cooperação com a Direção Regional da Agricultura, têm colaborado na publicação de artigos sobre nutrição na “Rubrica de Divulgação da Direção Regional da Agricultura”, na criação de receitas saudáveis para todos os meses do ano elaboradas com produtos regionais e da época “Corriola”, na composição nutricional de todos os produtos hortofrutícolas produzidos na RAM para os produtos marca “Madeira”, na DOP (Denominação de Origem Protegida) e IGP (Indicação Geográfica Protegida), entre outras iniciativas.

 

A visita ao Mercado dos Lavradores, no Funchal, foi acompanhada pelo Diretor Regional da Saúde, Herberto Jesus.

 

Eis algumas iniciativas e projetos desenvolvidos no âmbito da ERPASS:

 

9 Projetos:

  • Projeto “Oferta Saudável nas Máquinas de Venda Automática de Alimentos” nos serviços da Administração Pública
  • Projeto “Oferta Saudável nos bares e cantinas do SESARAM, EPERAM
  • Projeto “Alimentar Sorrisos”
  • Projeto “Dar com saber, alimentar para viver”
  • Projeto de Educação Alimentar da Direção Regional de Educação
  • Projeto “Semear Saúde, Colher Sorrisos” da Direção Regional da Agricultura
  • Projeto “A saúde pelos Aromas”
  • Projeto “Ciclo de Conversas Alimentação e Saúde”
  • Projeto “Viver com Saúde”

 

Iniciativas:

  • “Ciclo de Webinars”
  • Formação "Nutri… falando – 1.as Jornadas de Educação Alimentar da DRE/ERPASS"
  • Iniciativa promocional da alimentação saudável através de produtos regionais
  • Ações de sensibilização dirigidas à população em geral para os cuidados alimentares a considerar durante a pandemia COVID-19
  • Recomendações alimentares, adaptadas aos vários contextos vividos na região, comemoração de dias mundiais relacionados com a saúde, bem-estar e alimentação, entre outros.
  • mais recentemente, colaboração nos Projetos “Geração mais Saúde” e "Fruta fresca na praia".

Os resultados da atividade no âmbito da ERPASS referentes ao 2021 refletem parte de todo o trabalho que tem sido desenvolvido, através de um conjunto de ações transversais e concertadas, para uma melhoria dos hábitos alimentares e promoção de estilos de vida saudáveis junto da população madeirense e porto-santense.

 

Eis alguns indicadores referentes à atividade desenvolvida no ano transato:

 

  • Realizadas 108 Sessões de Educação Alimentar presenciais, com um total de 2440 participantes, 1761 correspondem a elementos da comunidade escolar e 679 da população em geral;
     
  • 4 manhãs dedicadas à iniciativa “Nutri… falando – 1.as Jornadas de Educação Alimentar da DRE/ERPASS", com um alcance de 2027 visualizações;
     
  • Realizados 6 Webinars de Educação Alimentar, com um alcance de 1680 visualizações;

 

  • Publicados onze Artigos de Nutrição na “DICA”;

 

  • Foram realizadas 40 auditorias às Máquinas de Venda Automática de Alimentos” nos serviços da Administração Pública.

Por fim, importa relembrar que desde os anos noventa o Governo Regional tem apostado na colocação de nutricionistas nos centros de saúde da RAM. Hoje somos a região do país com o melhor rácio de nutricionistas nos cuidados de saúde primários (1 nutricionista para 12 mil inscritos nos centros de saúde). Os nutricionistas além da nutrição clínica (consultas de nutrição), integram projetos comunitários que visam a promoção de estilos de vida saudáveis e realizam formações e ações pedagógicas de educação alimentar na comunidade escolar.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.