Pesquisar

Pedro Ramos felicita Mama HELP por mais uma conquista na Madeira 

O centro de apoio a doentes com cancro da mama irá funcionar no prédio localizado no Caminho da Achada, propriedade da Diocese do Funchal e pertencente ao legado da Dona Eugénia de Freitas Bettencourt. 21-07-2022 Saúde e Proteção Civil
Pedro Ramos felicita Mama HELP por mais uma conquista na Madeira 

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, em representação do Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, presidiu, no dia 21 de julho, à cerimónia de assinatura do Protocolo de Cooperação entre a IPSS Recolhimento do Bom Jesus da Ribeira e a Associação Mama HELP, com vista ao desenvolvimento de atividades terapêuticas complementares a pessoas com doença oncológica. O centro de apoio a doentes com cancro da mama irá funcionar no prédio localizado no Caminho da Achada, propriedade da Diocese do Funchal e pertencente ao legado da Dona Eugénia de Freitas Bettencourt.

 

Na ocasião, Pedro Ramos, aproveitou para lembrar que quando se fala em saúde “falamos em rigor, responsabilidade e, essencialmente, em respeito e, ao falar nestas três vertentes é bom que todos nós cidadãos tenhamos a ideia de que este rigor, esta responsabilidade e respeito por esta área deve fazer parte das nossas vidas”, sublinhou. 

 

Pedro Ramos, transmitiu uma mensagem de grande satisfação pelo aparecimento do Mama HELP na RAM e por mais um passo para a concretização dos seus objetivos em prol dos doentes oncológicos. À responsável pela implementação do Mama HELP na Madeira, Joana Marques, dirigiu umas palavras de apreço agradecimento pelo empenho, resiliência e dedicação a este projeto, e à Fundadora do Mama HELP, Médica cirurgiã, Maria João Cardoso, destacou o seu importante papel no tratamento da patologia mamária e agradeceu o seu olhar atento às doentes oncológicas “além do tratamento da patologia mamária, apercebeu-se que poderiam faltar momentos para além desse conhecimento e desse saber, como momentos de humanização e o Mama HELP aparece com esses objetivos, de acompanhar as mulheres e os seus familiares”. 

 

O governante citou ainda Dona Eugénia de Freitas Bettencourt “mulher merecedora de todo o respeito e consideração que, apesar de não estar presente, continua a participar na nossa sociedade e a contribuir para o bem-estar da população e, por esse motivo, um grande agradecimento”.

 

Recorde-se que Dona Eugénia de Freitas Bettencourt, por testamento de 19 de outubro de 1976, deixou um legado à Diocese do Funchal para “ser aplicado no Distrito do Funchal em obras de assistência a doentes cancerosos”. Por decisão do bispo do Funchal, o Recolhimento do Bom Jesus da Ribeira, uma das mais antigas instituições de solidariedade social da Madeira, assumiu, desde novembro de 2021, a administração do “Legado da Senhora Dona Eugénia”.

 

O Mama HELP na RAM iniciou a sua atividade em outubro de 2021, e visa a melhoria da qualidade de vida de doentes com cancro da mama, seus familiares e amigos. Para tal, surge como um centro de recursos diversificados e abertos à comunidade, disponibilizando informação e apoio de profissionais habilitados, desde o diagnóstico e em todas as fases da doença.

 

O Mama HELP na Madeira, conta com o apoio da presidente do “Mama Help”, a cirurgiã Maria João Cardoso, e do Governo Regional, através da Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.