Pesquisar

Governo Regional formaliza protocolo para operacionalização do Serviço de Preparação Individualizada da Medicação

A PIM consiste na preparação e organização dos medicamentos, com recurso a um sistema robotizado, num dispositivo de múltiplos compartimentos, que facilita a toma do medicamento certo, na dose correta e adequada e permite minimizar a redução dos erros de administração da medicação prescrita, duplicação ou esquecimento. 10-10-2022 Saúde e Proteção Civil
Governo Regional formaliza protocolo para operacionalização do Serviço de Preparação Individualizada da Medicação

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, presidiu, à cerimónia de assinatura do Protocolo de cooperação com vista a operacionalização do Serviço de Preparação Individualizada da Medicação (PIM), na forma presencial ou no domicílio, dia 10 de outubro, no Salão Nobre do Governo Regional, no Funchal.

 

Na ocasião, o governante congratulou-se com a celebração deste protocolo e lembrou os investimentos do Governo Regional nesta área. “Não há saúde sem investimento”, disse, lembrando que na área da medicação está na ordem dos 70 milhões de euros por ano (despendidos pelo SESARAM e pelo IASAÚDE), na área dos medicamentos inovadores “em cinco anos passamos de 8% para 30%”, “temos doentes que exigem investimentos entre 20 mil a 500 mil euros, mas não fica ninguém para trás neste Sistema de Saúde”, sublinhou.

 

A PIM consiste na preparação e organização dos medicamentos, com recurso a um sistema robotizado, num dispositivo de múltiplos compartimentos, que facilita a toma do medicamento certo, na dose correta e adequada e permite minimizar a redução dos erros de administração da medicação prescrita, duplicação ou esquecimento.

 

Neste sentido, o referido protocolo tem por objetivo contribuir para a utilização correta, segura e efetiva do medicamento por parte dos doentes crónicos, promovendo uma melhor adesão à terapêutica crónica, de modo a aumentar a qualidade de vida do doente, diminuindo as hospitalizações e os gastos com recursos de saúde.

Refira-se que atualmente, o serviço PIM encontra-se já disponível na freguesia de São Martinho e destina-se a todos os cidadãos residentes nesta mesma freguesia, sendo que em breve será alargado a outras freguesias da Região, no âmbito deste protocolo de cooperação.

 

Para a operacionalização deste Serviço na RAM, o IASAÚDE idealizou e desenvolveu uma que permite o acesso por parte dos utentes com doença crónica e farmácias aderentes a todo o processo de solicitação, validação e consentimentos necessários para a PIM.

 

Na prática, os beneficiários poderão efetuar o pedido de adesão ao serviço PIM, acedendo à plataforma através do site institucional do IASAÚDE (https://pim.iasaude.pt), a qual irá, automaticamente, verificar e validar as condições de adesão do beneficiário. Após a validação, o utente poderá usufruir do serviço de Preparação Individualizada da Medicação na farmácia aderente da sua freguesia de residência.

 

O protocolo foi assinado pelo secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, pelo presidente do Instituto da Administração da Saúde, IP-RAM, Bruno Freitas, pela presidente da Associação Nacional das Farmácias, Ema Paulino, e pelo coordenador da delegação regional da ANAFRE, Celso Bettencourt.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.