Pesquisar

Hora da Saúde e Proteção Civil - Campanha de Promoção da Literacia em Saúde

Este Natal, a DRS dinamiza uma nova Campanha de Promoção da Literacia em Saúde. A Literacia em Saúde diz respeito ao conhecimento, à motivação e às competências necessárias para aceder, entender, avaliar e aplicar informações de saúde, que permitem à pessoa fazer julgamentos e tomar decisões no seu dia a dia, no que se refere aos cuidados de saúde, à prevenção de doenças e à promoção da saúde para manter ou melhorar a qualidade de vida durante o curso de vida. 06-12-2022 Direção Regional da Saúde
Hora da Saúde e Proteção Civil - Campanha de Promoção da Literacia em Saúde

Este Natal, a DRS dinamiza uma nova Campanha de Promoção da Literacia em Saúde

Perante os riscos para a saúde, inerentes às sociedades atuais, as pessoas são desafiadas a fazer escolhas saudáveis e a gerir adequadamente a sua saúde em ambientes e situações cada vez mais complexas.

A Literacia em Saúde diz respeito ao conhecimento, à motivação e às competências necessárias para aceder, entender, avaliar e aplicar informações de saúde, que permitem à pessoa fazer julgamentos e tomar decisões no seu dia a dia, no que se refere aos cuidados de saúde, à prevenção de doenças e à promoção da saúde para manter ou melhorar a qualidade de vida durante o curso de vida (Organização Mundial da Saúde, 2013).

A evidência tem demonstrado que um baixo grau de literacia em saúde resulta em escolhas menos saudáveis, comportamentos mais arriscados, pior saúde, menor capacidade de auto-gestão e mais hospitalizações. Por outro lado, a promoção da literacia em saúde exige que as pessoas sejam preparadas e apoiadas para os processos de decisão.

Com o objetivo de preparar e apoiar a nossa população no processo de tomada de decisão sobre a sua saúde, durante esta época festiva, a Direção Regional da Saúde (DRS) dinamiza uma campanha de promoção da Literacia em Saúde designada “Natal com a LiS”.

Personificando a Literacia em Saúde, a “LiS” é uma personagem animada que estará ativa diariamente nas redes sociais e outros meios de comunicação, lançando lembretes sobre escolhas, comportamentos e estilos de vida saudáveis.

São exemplos dos temas abordados a alimentação saudável, a promoção da atividade física, a prevenção de acidentes em diferentes idades e contextos, a saúde mental ao longo da vida, a prevenção de consumos de substâncias psicoativas, a prevenção de consumos de álcool e tabaco, o sono e o repouso recomendados e o uso adequado da medicação.

Esta campanha e a “LiS” pretendem assim acompanhar a população da RAM neste Natal e contribuir para a promoção da saúde e prevenção da doença de todos e de cada um.

Com o lançamento desta campanha, a DRS deseja a toda a nossa população um Natal Seguro, Saudável e Muito Feliz!


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.