Pesquisar

Hora da Saúde e Proteção Civil: Excessos Alimentares nesta época festiva

A Direção Regional da Saúde sensibiliza todos os Madeirenses para a importância de manter uma alimentação saudável nesta época natalícia. 20-12-2022 Direção Regional da Saúde
Hora da Saúde e Proteção Civil: Excessos Alimentares nesta época festiva

Esta época representa um momento excecional de partilha e de convívio. Está tradicionalmente associada a ingestões alimentares acima do desejável com alguns exageros que podem agravar o risco de descompensação metabólica nomeadamente na diabetes, na hipertensão e na hipercolesterolemia; situações que por si só obrigam a cuidados nutricionais específicos.

Assim, para que o momento possa ser excecional, procure manter o equilíbrio entre a vontade e a necessidade de ingerir as tradicionais e deliciosas iguarias. Tenha em consideração as seguintes recomendações alimentares:

- Procure ter na sua mesa de natal fruta fresca (ex.: tangerinas, laranjas, maçãs, peras, anonas…) e frutos secos sem adição de sal (ex.: nozes, amêndoas, amendoins, avelãs, uvas passas, figos…). Desta forma, se sentir vontade de petiscar antes da refeição, pode optar por consumir estes alimentos que são ricos em fibras, vitaminas e minerais.

- Evite servir como "entrada" alimentos ricos em sal e gordura (tais como: rissóis, pastéis de bacalhau, croquetes, patês ou saladas com maionese). Opte por pão de mistura ou integral.

- Desfrute da variedade de legumes, couves e hortaliças, disponível nesta altura do ano e comece a ceia ou o almoço de Natal com sopa rica em legumes e folhas verdes (ex.: creme de legumes, sopa de várias hortaliças, sopa de espinafre ou de agrião, etc.).

- Como acompanhamento, dê preferência a saladas, legumes e hortaliças. Opte por servir as verduras cozidas que podem ser temperadas no prato com alho, pimenta, amêndoas e pequenas quantidades de azeite. Pode também servir esparregado, mas procure escolher receitas onde não se adiciona manteiga ou margarina durante a preparação.

- Prefira a carne “vinho d´alhos” ou o bacalhau cozido ao invés de outras formas de preparação (p. ex.: frito, assado no forno ou com natas). O bacalhau cozido pode ser temperado no prato com pequenas quantidades de azeite, alho e pimenta.

- Para além dos doces típicos de natal, sirva também para a sobremesa fruta fresca, salada de fruta, fruta cozida ou assada no forno sem adição de açúcar.

- Quando prepara doces natalícios, tente reduzir a quantidade de açúcar, sal e gordura adicionada. Algumas especiarias ou frutos secos conferem sabor a estas sobremesas sem que seja necessário adicionar grandes quantidades destes aditivos.

- Se tem colesterol sanguíneo elevado, evite consumir queijos, enchidos e sobremesas que contêm grande quantidade de gemas de ovos.

- Se gosta de acompanhar a refeição com bebidas alcoólicas, faça-o com moderação.

- Tenha sempre água às refeições.

- Se beber café, chá ou infusões evite adicionar-lhes açúcar.

Não existe um Natal saudável sem uma compensação de maior gasto energético. Após a refeição é importante mexer-se, mesmo pela casa. Aproveite as temperaturas amenas da Ilha da Madeira e faça uma caminhada, com sapatos confortáveis, para ver as iluminações de Natal ou mesmo para um passeio a pé.

A preocupação, em momento algum é saudável, pois tira o prazer de comemorar esta época em família, assim e com consciência que “O seu bem-estar físico e a sua saúde dependem dos alimentos que ingere ao longo do dia. Tenha um excelente Natal, com muita saúde”


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.