Pesquisar

Hora da Saúde e Proteção Civil: O Desporto na Prevenção das Dependências

Praticar atividades desportivas não só afasta os jovens de ambientes de consumo, como promove o desenvolvimento físico, mental e sociomoral. Neste contexto, é também importante, a obtenção de conhecimentos sobre o álcool e as drogas, em especial, dos seus efeitos e perigosidade para o organismo 03-01-2023 Direção Regional da Saúde
Hora da Saúde e Proteção Civil: O Desporto na Prevenção das Dependências

Antes de abordar o papel do desporto na prevenção de comportamentos aditivos e das dependências, é importante compreender alguns conceitos importantes.

A abordagem clássica da atividade física define-a como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos, que resulta em gasto energético; e o exercício como um subconjunto da atividade física planeada, estruturada, repetitiva e que tem como objetivo final ou intermédio a melhoria ou manutenção da condição/aptidão física (Caspersen, Powell & Christenson, 1985).  Por sua vez, o Desporto pode ser definido como uma forma de atividade física estruturada, que tem inerente um conjunto de regras e que permite a competição (Nações Unidas, 2002). Nesta perspetiva, embora o desporto possa ser praticado por muitas razões, deve permitir a oportunidade de diversão, autoaperfeiçoamento e competição, o que varia com os jogadores envolvidos e o desporto praticado.

O desporto pode constituir uma oportunidade de estimular o desenvolvimento e fortalecer a educação das crianças e jovens, prevenir doenças e promover a saúde, incluindo a prevenção do consumo de álcool e drogas. Assinala-se, neste campo, a importância das competências psicológicas e sociais adquiridas através do desporto, que permitem por exemplo uma melhor gestão do stress, da raiva e da frustração, o reforço da autoconfiança, a integração no grupo, o reconhecimento de limites e regras e a capacidade de tomar decisões ou fazer escolhas, considerando o resultado benéfico ou prejudicial das ações individuais.  

Assim, praticar atividades desportivas não só afasta os jovens de ambientes de consumo, como promove o desenvolvimento físico, mental e sociomoral. Neste contexto, é também importante, a obtenção de conhecimentos sobre o álcool e as drogas, em especial, dos seus efeitos e perigosidade para o organismo. Estas informações são muitas vezes transmitidas em sessões organizadas (brainstorming, role-play, educação de pares, discussões e aprendizagem cooperativa), mas também discutidas no balneário ou no campo, sendo muito importante para os jovens esclarecerem as suas dúvidas e treinarem as competências pessoais e sociais necessárias para tomar a decisão de não consumir. 

Reconhecendo que o Desporto é uma ferramenta de educação que pode promover a cooperação, a solidariedade, a inclusão social e a saúde, a Direção Regional da Saúde (DRS) relembra a sua importância e reforça a recomendação para o envolvimento de todos na promoção do desporto e garantia das melhores condições para a prática desportiva na nossa comunidade.

Neste enquadramento, relembramos quatro condições importantes para obter os maiores benefícios da prática desportiva, por parte de todos os envolvidos no processo:

- Respeito pelos praticantes, treinadores e toda a equipa de apoio à prática desportiva: preparar-se e encorajar os participantes, assim como valorizar o esforço e empenho de todos;

- Respeito pelos adversários: valorizar o “trabalho” dos adversários; evitar discussões ou qualquer tipo de violência;

- Respeito por si próprio: preparar-se física e psicologicamente para a participação e para uma prática desportiva segura e saudável para todos;

- Respeito pelo jogo: abordar o jogo de uma forma divertida e permitir que cada um tenha a sua

melhor performance, respeitar as regras e o papel que cada um desempenha no jogo.

Focando a atenção nos pais/tutores, a DRS recomenda ainda que:

- Identifique oportunidades de prática desportiva, quer na escola, num clube ou num ambiente mais informal e proponha aos seus filhos/educandos; ou apoie-os nas oportunidades identificadas pelos jovens, que melhor podem responder aos seus interesses;

- Promova o envolvimento dos jovens na prática desportiva e acompanhe a sua participação. A competição é importante, mas mantenha como foco principal o desenvolvimento dos jovens, a promoção da sua saúde e também a prevenção de doenças e de comportamentos de risco (como os consumos de álcool e drogas).

- Se o Desporto é uma exigência muito grande para o jovem no momento, comece por promover a atividade física e o exercício físico regular. Fazer atividade física em grupo e com uma frequência crescente é um bom começo para estreitar relações e ser fisicamente ativo e mais saudável.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.