Pesquisar

SESARAM inicia nova técnica diagnóstica

Esta nova técnica tira partido de vantagens das duas técnicas de imagem: a sensibilidade da ressonância magnética e a imagem em tempo real da ecografia. 05-01-2023 Saúde e Proteção Civil
SESARAM inicia nova técnica diagnóstica

Em dezembro de 2022, os Serviços de Urologia e Radiologia do Serviço Regional de Saúde iniciaram, uma nova técnica diagnóstica denominada, Biópsias Prostáticas de Fusão. O procedimento utiliza a ecografia aliada a imagens de ressonância magnética.

 

A biópsia prostática é uma técnica complementar de diagnóstico utilizada para obtenção de fragmentos prostáticos que permitem o diagnóstico histológico do cancro da próstata. Atualmente a técnica realizada na RAM é a biópsia prostática por via transrectal ecoguiada o que permite a obtenção de vários fragmentos da próstata obtidos de forma sistemática e dirigida.

 

Contudo, a ecografia prostática por vezes não permite a visualização de lesões suspeitas observadas na ressonância magnética, o que torna mais difícil a obtenção de fragmentos dirigidos. Assim, esta nova técnica tira partido de vantagens das duas técnicas de imagem: a sensibilidade da ressonância magnética e a imagem em tempo real da ecografia. Enquanto navega com a sonda de ecografia, o médico está ao mesmo tempo a ver as imagens de ressonância magnética sincronizadas. Dirige então a agulha de biopsia às áreas suspeitas com maior certeza de precisão.

 

Este novo tipo de método complementar de diagnóstico surge desta forma, como uma inovação promissora que irá permitir melhorar a qualidade de cuidados do Serviço Regional de Saúde e dos utentes.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.