Pesquisar

Pedro Ramos destaca a importância da investigação e formação em Saúde

Nos últimos 12 dias este profissional de saúde promoveu no SESARAM um curso prático de Investigação Clínica destinado a 24 médicos de Medicina Geral e Familiar. 27-01-2023 Saúde e Proteção Civil
Pedro Ramos destaca a importância da investigação e formação em Saúde

No dia 27 janeiro o secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos deslocou-se ao Serviço de Formação e de Investigação do SESARAM, EPE, para agradecer todo o trabalho formativo desenvolvido pelo médico especialista em Medicina Geral e Familiar, Tiago Taveira Gomes.

 

Nos últimos 12 dias este profissional de saúde promoveu no SESARAM um curso prático de Investigação Clínica destinado a 24 médicos de Medicina Geral e Familiar.

 

Trabalhar dados para produzir ciência é o principal objetivo deste curso prático de Investigação Clínica a par do desenvolvimento de uma cultura institucional na área da investigação. Pedro Ramos destacou a importância da realização destes cursos no SESARAM, pois irão desencadear junto dos profissionais maior interesse pela área da investigação e com ganhos ao nível da qualidade e segurança na prestação de cuidados de saúde.

 

O especialista em Medicina Geral e Familiar e professor universitário na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto na área da investigação clínica em particular na "Geração de Evidência no Mundo Real", explicou que é possível aprender a apreciar de forma critica um ensaio clínico, por exemplo, ou aprender a planear a análise estatística de um estudo, para melhor atuar.
Permite uma orientação para os doentes, permitindo também melhorar os sistemas de saúde e a sustentabilidade dos mesmos.

 

Os formandos são Médicos Internos de Formação Especializada em Medicina Geral e Familiar e aprendem a ler criticamente ensaios feitos noutros locais e com isso decidir num caso especifico que possa surgir.
Outra das mais valias deste curso é a análise dos dados de rotina que os sistemas de saúde já produzem per si, podendo estes ser analisados de forma crítica para atuar em benefícios do utente.

 

Este curso aconteceu entre 16 a 27 janeiro de 2023, com uma carga de 70 horas.

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.