Pesquisar

Curso de “Atualização em Gastrenterologia e Hepatologia” reúne especialistas de renome nacional na Região

Pedro Ramos disse ainda que a realização desta reunião vai ao encontro daquela que é a caracterização do Sistema Regional de Saúde “a formação e diferenciação continua dos profissionais”. 07-07-2023 Saúde e Proteção Civil
Curso de “Atualização em Gastrenterologia e Hepatologia” reúne especialistas de renome nacional na Região

Está a decorrer o curso “Atualização em Gastrenterologia e Hepatologia”, organizado pelo Serviço de Gastrenterologia do SESARAM, EPERAM, nos dias 7 e 8 de julho, no Hotel Four Views Baía. O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, tem vindo a acompanhar as atividades programadas no âmbito desta iniciativa.

 

O programa reúne profissionais da Região e médicos especialistas de renome nacional, que têm vindo a apoiar o Serviço de Gastrenterologia do SESARAM, EPERAM ao nível do encaminhamento, tratamento e acompanhamento de alguns doentes, nomeadamente na área dos transplantes hepáticos. Por ocasião da presença destes especialistas, foram avaliados, 34 utentes, transplantados e em fase pré-transplante e realizados dois procedimentos endoscópicos (dissecção endoscópica da submucosa gástrica e retal, e cromoendoscopia de alta resolução para diagnóstico de patologia pré maligna gástrica), evitando assim a deslocação destes utentes para Portugal continental.

 

Na cerimónia de abertura, realizada hoje, 7 de julho, o responsável pela tutela da Saúde aproveitou para agradecer o trabalho realizado pelo Serviço de Gastrenterologia e o apoio propiciado pelos especialistas de Portugal continental à Região, estando certo de que esta sinergia permite “que os doentes do Serviço de Saúde da RAM tenham acesso a cuidados especializados, realizados em centros de referência”.

 

Pedro Ramos disse ainda que a realização desta reunião vai ao encontro daquela que é a caracterização do Sistema Regional de Saúde “a formação e diferenciação continua dos profissionais”. Nesta senda, o governante afirmou que o investimento na Saúde vai continuar, “na formação, na diferenciação, e na capacidade de resposta, mas também será reforçada na resposta ao nível dos cuidados primários, isto é, ao nível da proteção da saúde, da promoção da saúde e da prevenção da doença”.

 

Na sessão de abertura foram homenageados os médicos afetos aos Centros de Transplante Luís Tomé e Armando Carvalho “pelo contributo, apoio e permanente disponibilidade no acompanhamento de doentes do Serviço de Gastrenterologia do Serviço de Saúde da RAM”, e ainda os profissionais que tiveram uma ligação ativa ao Serviço de Gastrenterologia, nomeadamente a enfermeira Odete Bacanhim e os médicos José Carlos Martins e Ricardo Teixeira.

 

A cerimónia de abertura contou com a presença do Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, da presidente do Conselho de Administração do SESARAM, EPERAM, Rafaela Fernandes, do Diretor Clínico, Júlio Nóbrega, da Direção de Enfermagem, representada pela enfermeira Marina Castro, do Diretor do Serviço de Gastrenterologia do SESARAM, EPERAM, Henrique Morna, e da Comissão Organizadora representada pelo gastrenterologista, Luís Jasmins, entre outras entidades.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.