Pesquisar

Região já investiu mais de 9 milhões no tratamento de hepatites

De acordo com o governante, a Região já investiu 9 milhões no tratamento de hepatites e HIV, desde o ano de 2015. 31-07-2023 Saúde e Proteção Civil
Região já investiu mais de 9 milhões no tratamento de hepatites

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, participou no dia 28 de julho, em duas atividades alusivas ao Dia Mundial das Hepatites.

 

Na oportunidade, o governante destacou o importante papel desempenhado pelo SESARAM, EPERAM, através dos Serviços de Gastrenterologia e de Infecciologia no diagnóstico e tratamento das hepatites C, B e HIV na RAM, nomeadamente através do programa FOCUS.

 

“Este programa existe na RAM há cerca de três anos e tem permitido a realização do rastreio em populações de risco, nomeadamente no estabelecimento prisional, em doentes toxicodependentes, no Serviço de Urgência Hospitalar e, mais recentemente, nos Cuidados de Saúde Primários, estando disponível em toda a RAM”.

 

Segundo o responsável, o início deste projeto na RAM tem permitido diminuir o número de casos na Região. “Desde 2020 até à data, conseguimos realizar cerca de 40 mil rastreios, nos quais só identificamos 61 casos positivos de hepatite, o que significa que o projeto está a ter impacto na nossa população”.

 

De acordo com o governante, a Região já investiu 9 milhões no tratamento de hepatites e HIV, desde o ano de 2015.

 

O Programa FOCUS prevê a eliminação das hepatites virais e da transmissão do VIH na RAM. Recorde-se que o SESARAM, EPERAM, foi a primeira organização pública portuguesa selecionada para desenvolver o Programa FOCUS, com o grande objetivo de eliminar as hepatites virais na RAM até 2030 e prevê-se que a RAM atinja esse objetivo até 2026.

 

O Dia Mundial das Hepatites foi assinalado com uma visita ao Centro Comunitário de São Martinho, onde decorreram rastreios para as Hepatites C, B e HIV, e com uma ação de sensibilização dirigida à população no Centro Comercial La Vie, no Funchal. A ação de sensibilização, esteve a cargo da equipa de Coordenação do Programa FOCUS e da Delegação da Madeira da Comunidade Contra a Sida. 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.