Pesquisar

“A juventude e desporto têm de estar de mãos dadas”

“A juventude e desporto têm de estar de mãos dadas”, afirmou o governante, recordando as mudanças que a pandemia COVID-19 trouxe à sociedade “hoje temos um novo olhar sobre a saúde pública, sobre a importância que o cidadão tem na sua saúde, na saúde da sua família e na saúde da comunidade onde está inserido”. “A saúde começa em casa”, disse, e, tendo por base o lema da OMS associado ao Dia Mundial da Saúde deste ano, “Saúde para Todos”, o governante salientou que o foco de atuação já não é o tr 12-08-2023 Saúde e Proteção Civil
“A juventude e desporto têm de estar de mãos dadas”

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, participou esta manhã na iniciativa “AJEMed em Forma - Solidária”, nos jardins do Lido, no Funchal, uma atividade da Associação Juvenil de Medicina da Madeira (AJEMed) em parceria com a Câmara Municipal do Funchal.

 

Na ocasião, Pedro Ramos elogiou a iniciativa e o papel que esta Associação de Jovens Médicos tem vindo a desempenhar na Região Autónoma da Madeira “estes jovens continuam a nos surpreender com esta e com outras iniciativas, como é exemplo o projeto Hospital dos Pequeninos”, disse.

 

“A juventude e desporto têm de estar de mãos dadas”, afirmou o governante, recordando as mudanças que a pandemia COVID-19 trouxe à sociedade “hoje temos um novo olhar sobre a saúde pública, sobre a importância que o cidadão tem na sua saúde, na saúde da sua família e na saúde da comunidade onde está inserido”. “A saúde começa em casa”, disse, e, tendo por base o lema da OMS associado ao Dia Mundial da Saúde deste ano, “Saúde para Todos”, o governante salientou que o foco de atuação já não é o tratamento das doenças, mas sim a proteção da saúde, a promoção da saúde e a prevenção das doenças”.

 

A este propósito, o responsável recordou que o Governo Regional tem implementadas mais de dez estratégias regionais no sentido de “prevenir, promover e proteger a Saúde” e reafirmou o compromisso de continuar a investir cada vez mais nesta vertente.

 

Aos jovens e futuros médicos, Pedro Ramos deixou o desafio de melhorar qualitativamente o Sistema Regional de Saúde “mais do que a quantidade de atos praticados, precisamos de jovens para investigar, para saber se aquilo que estamos a fazer, estamos a fazer bem ou se ainda podemos fazer melhor”. “Esta medicina preditiva e personalizada vai ser extremamente útil para um determinado tipo de doenças”, acrescentou.

 

A iniciativa “AJEMed em Forma - Solidária”, integrada nas comemorações do Dia Mundial da Juventude, contemplou uma aula de yoga, dinamizada pela professora Ana Luísa, e uma experiência de orientação, sob a responsabilidade do Clube de Aventura da Madeira.

 

Refira-se que esta ação está aliada a um projeto de solidariedade, com o objetivo de promover estilos de vida saudáveis e ajudar uma causa de cariz social. Nesta senda, o valor total das inscrições, irá reverter para a associação de solidariedade social Crescer Sem Risco.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.