Pesquisar

SESARAM cria Centro de Responsabilidade Integrado

O anúncio da implementação do primeiro CRI no SESARAM decorreu no âmbito da 3ª Reunião do Núcleo de Cirurgia de Obesidade e Doenças Metabólicas, a acontecer hoje no Hospital Dr. Nélio Mendonça. 04-10-2023 Saúde e Proteção Civil
SESARAM cria Centro de Responsabilidade Integrado

O SESARAM cria o primeiro Centro de Responsabilidade Integrado da região (designado comummente por CRI) da obesidade mórbida, liderado pelo médico especialista em cirurgia geral, António Quintal.

 

Os CRI são estruturas intermédias dotadas de autonomia funcional e técnica, mediante o estabelecimento de um compromisso de desempenho assistencial e económico-financeiro, feito com a administração, com o objetivo final de melhorar e otimizar os cuidados de saúde ao doente.

 

O anúncio da implementação do primeiro CRI no SESARAM decorreu no âmbito da 3ª Reunião do Núcleo de Cirurgia de Obesidade e Doenças Metabólicas, a acontecer hoje no Hospital Dr. Nélio Mendonça.

 

A implementação deste CRI é um dos objetivos do governo regional assegurou Pedro Ramos, secretário regional da Saúde e Proteção Civil, e outros CRIS também serão implementados noutras áreas clínicas no SESARAM.

 

O coordenador do Núcleo de Obesidade, António Quintal, disse que 16% da população madeirense sofre de obesidade mórbida, pelo que é objetivo tratar desta doença.

 

Na Madeira esteve o Presidente da Sociedade Portuguesa de Cirurgia da Obesidade e Doenças Metabólicas, Mário Nora, que realçou a importância da criação de um CRI no SESARAM com benefícios evidentes para o doente.

 

O Secretário Regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, saudou a reunião que juntou no SESARAM diversos especialistas nesta área de atuação, permitindo a partilha de experiências.

 

Pedro Ramos pediu uma reflexão nesta área com uma maior interligação entre os cuidados de saúde primários e hospitalares.

 

Estes intercâmbios com outros centros de tratamento são essenciais para a evolução.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.