Pesquisar

10ª volta do Rastreio da Retinopatia Diabética iniciou no Centro de Saúde do Caniço

“O rastreio sistemático da Retinopatia Diabética iniciou-se na Região em 2007 e tem sido fundamental na deteção precoce e no tratamento atempado”. 29-11-2023 Saúde e Proteção Civil
10ª volta do Rastreio da Retinopatia Diabética iniciou no Centro de Saúde do Caniço

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, visitou, no dia 29 de novembro, o Centro de Saúde do Caniço por ocasião do início da 10ª volta do Rastreio da Retinopatia Diabética. Na ocasião, o responsável sublinhou a importância do rastreio “o rastreio sistemático da Retinopatia Diabética iniciou-se na Região em 2007 e tem sido fundamental na deteção precoce e no tratamento atempado”.

 

Pedro Ramos alertou que “a diabetes tem repercussões ao nível de vários órgãos, um deles os olhos e pode causar cegueira”, sendo a prevenção a melhor metodologia para detetar antecipadamente e tratar.

 

Na ocasião, os coordenadores do rastreio, o médico oftalmologista, Rui Pereira, e a médica de Família, Cátia Gonçalves, referiram que serão convocadas mais de 20 mil pessoas no âmbito deste rastreio. Os responsáveis sublinharam a importância deste exame que tem a particularidade de ser efetuado próximo do local onde vivem e trabalham os diabéticos, facilitando a adesão das pessoas.

 

O rastreio da Retinopatia Diabética irá percorrer os principais Centros de Saúde de todos os Concelhos da RAM, incluindo o Porto Santo.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.