Pesquisar

Triagem de doentes em Machico avança no mês de fevereiro

Esta garantia foi deixada hoje, durante uma visita de trabalho ao Centro de Saúde de Machico e ao Serviço de Urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça. 10-01-2024 Saúde e Proteção Civil
Triagem de doentes em Machico avança no mês de fevereiro

O secretário regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, reforçou que o sistema de Triagem de Manchester vai avançar no mês de fevereiro no Serviço de Atendimento Urgente do Centro de Saúde de Machico. Esta garantia foi deixada hoje, durante uma visita de trabalho ao Centro de Saúde de Machico e ao Serviço de Urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça.

 

Acompanhado pelos dirigentes da Saúde, o governante, constatou que no serviço de urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça o número de afluência de utentes está dentro dos valores normais,  nesta altura do ano, isto é uma frequência média, diária, de 350 utentes/ dia. "Todas as especialidades médicas estão asseguradas e temos as vias verdes a funcionar em pleno, assegurando uma resposta segura a todas as situações urgentes que possam surgir, com impacto positivo na qualidade de vida dos nossos doentes", reforçou.

 

Uma vez mais, Pedro Ramos, alertou para a importância dos utentes numa situação de saúde não urgente, priorizarem o atendimento  nos cuidados de saúde primários, através de um pedido de consulta médica no seu centro de saúde da área de residência. Esgotadas as possibilidades de atendimento disponíveis nos centros de saúde com o médico de família e/ou médico de recurso, é recomendado o acesso aos Serviços de Atendimento disponíveis nos vários concelhos da região. A procura pelos serviços de urgência deve ser reservado para verdadeiras situações de urgência.

 

Para além disso um outro meio disponível aos utentes, é o recurso à linha SRS 24. Isto é, caso necessite de algum tipo de apoio técnico na área da saúde contacte os serviços de saúde através do 800242420

 

Os Serviços de Atendimento Urgente dos Centros de Saúde estão dotados de profissionais e equipamentos que permitem dar resposta efetiva às situações clínicas de doença aguda ou doença crónica descompensada mais frequentes. Nas situações que se verifique a necessidade de exames complementares de diagnóstico e/ou que requeiram uma abordagem mais diferenciada, o utente é transferido para o Serviço de Urgência Hospitalar.

 

Recorde-se que o Serviço de Atendimento Urgente é assegurado nos Centros de Saúde da Calheta, de Machico, de São Vicente e do Porto Santo (24 horas) e nos Centros de Saúde do Bom Jesus, de Câmara Lobos, do Porto Moniz, da Ribeira Brava e de Santana, com funcionamento de 12 horas por dia.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.