Pesquisar

SESARAM coloca as primeiras bombas de insulina de última geração 

Estas bombas de última geração substituem as que tinham sido colocadas no início da pandemia de Covid 19, possibilitando, segundo a médica, uma melhor qualidade de vida aos utentes, uma vez que permitem a optimização dos níveis de glicémia, sem que seja feita a auto-avaliação da glicémia capilar. 17-01-2024 Saúde e Proteção Civil
SESARAM coloca as primeiras bombas de insulina de última geração 

Três crianças com Diabetes Tipo I receberam, no dia 16 janeiro, as primeiras bombas de insulina de última geração, distribuídas pelo Serviço de Saúde da Região (SESARAM). 

 

Ao todo, conforme explica a Diretora do Serviço de Endocrinologia, Margarida Ferreira, serão, nesta fase, colocadas 10 bombas de última geração, realçando que este procedimento requer “uma preparação e uma educação”, prévia, quer dos pais, quer das crianças envolvidas”, e um acompanhamento posterior com regularidade. 

 

Estas bombas de última geração substituem as que tinham sido colocadas no início da pandemia de Covid 19, possibilitando, segundo a médica, uma melhor qualidade de vida aos utentes, uma vez que permitem a optimização dos níveis de glicémia, sem que seja feita a auto-avaliação da glicémia capilar. “Como estas bombas têm um sensor associado, vão permitir que haja um melhor controlo, sem ser necessária a intervenção do utente ou dos pais”, salientou. 

 

Margarida Ferreira sublinhou que são acompanhadas cerca de cem crianças e jovens com Diabetes Tipo I na Consulta do Serviço de Endocrinologia, instalado no Hospital dos Marmeleiros, entre as cerca de 200 pessoas com esta doença. 

 

Embora a bomba de insulina de última geração possa ser colocada em qualquer doente de Diabetes Tipo I, Margarida Ferreira refere que a mesma exige um conhecimento e um envolvimento amplo sobre esta patologia e sobre o funcionamento deste equipamento.  

 

A colocação destas três primeiras bombas foi acompanhada pelo Secretário Regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, assim como pelo Presidente do Conselho de Administração do SESARAM, Herberto Jesus. 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.