Pesquisar

“Queremos assegurar mais vida, com qualidade”

No evento, que teve como foco a prevenção de quedas no idoso, o governante afirmou que “a Madeira está a cumprir com as recomendações da Organização Mundial de Saúde”. 05-02-2024 Saúde e Proteção Civil
 “Queremos assegurar mais vida, com qualidade”

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, esteve presente, no dia 5 de fevereiro, no auditório do Colégio dos Jesuítas, no Funchal, na abertura do 8º Simpósio anual da Escola Superior de Saúde da Universidade da Madeira, uma iniciativa organizada no âmbito do Curso de Licenciatura em Enfermagem da UMa em parceria com o Serviço de Saúde da RAM.

 

No evento, que teve como foco a prevenção de quedas no idoso, o governante afirmou que “a Madeira está a cumprir com as recomendações da Organização Mundial de Saúde”, nomeadamente com o Plano Regional de Prevenção das Quedas.  Na oportunidade, Pedro Ramos recordou que a primeira preocupação no Serviço de Saúde da RAM para o estudo da prevenção de quedas no Idoso remonta ao ano 2007 e, sob a sua perspetiva, muito foi feito ao longo destes 17 anos, “estamos no bom caminho, mas ainda há um longo caminho a percorrer”, disse.

 

De olhos postos no presente e com a esperança de um futuro promissor, Pedro Ramos, espera que as estratégias que estão a ser desenvolvidas na Região Autónoma da Madeira permitam alcançar mais e melhores níveis de qualidade da prestação de cuidados junto da população idosa para que possam “viver mais alguns anos de vida, mas, essencialmente, com mais alguma segurança e com muita qualidade”, “queremos assegurar mais vida, com qualidade”, acrescentou.

 

O responsável disse ainda que a longevidade não pode ser um encarada como um problema, mas sim como consequência do sucesso da Saúde, através da implementação de práticas que contribuem para o aumento da esperança de vida que, hoje, se quer “com mais qualidade”.

 

O evento teve como objetivo promover dinâmicas de desenvolvimento e partilha de conhecimento e reflexão sobre determinantes para a prevenção de quedas no idoso que fundamentem a implementação de intervenções comunitárias orientadas para o fortalecimento de uma cultura de segurança, ganhos em saúde e melhoria da qualidade de vida dos idosos e da importância do contexto comunitário enquanto meio promotor e protetor da saúde.

 

Na abertura, marcaram também presença o reitor da UMa, Sílvio Fernandes, o presidente da Escola Superior de Saúde da UMa, Gregório Freitas, o coordenador da Comissão de Gestão de Risco Global do SESARAM, EPERAM, Ricardo Silva, e o estudante do 4º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem, João Pinto, que apresentou o projeto “Consigo+Saúde”, um trabalho realizado junto dos Centros de Saúde e que incidiu sobre os fatores que estão a causar quedas no idoso.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.