Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.
Pesquisar

PR10 - Levada do Furado

O que fazer | Atividades 03-01-2022 Direção Regional do Turismo
PR10 - Levada do Furado

Download da Brochura | Detalhe:


Distância: 11 Km
Dificuldade: Médio
Duração: 5 horas
Início/Fim: E.R. 303 (Ribeiro Frio) / E.R. 102 (Portela)
Altitude min/máx: 880 m / 645 m

 

A levada tem 11 Km e uma duração de 5 horas, com início no Ribeiro Frio, atravessando a floresta da Laurissilva. É uma das mais antigas levadas públicas. Este trilho termina com uma descida até à Portela.

 

Este trilho tem início no Ribeiro Frio, concelho de Santana, ao longo da cota dos 860m de altitude, com uma extensão de 11Km e uma duração de 5h, finalizando na Portela.

O trilho percorre a esplanada da Levada da Serra do Faial até à casa de divisão de águas, descendo até à zona dos Lamaceiros e finalizando no miradouro da Portela no concelho de Machico.

Ao longo do percurso a paisagem é dominada pelo vale do Ribeiro Frio, onde são surpreendentes os campos agrícolas do Faial, São Roque do Faial e Porto da Cruz, a espectacular massa rochosa da Penha d´Águia que protege a oriente a baía do Faial, e a ocidente a Ponta dos Clérigos.

A Levada do Furado, com início no Ribeiro Frio é uma das mais antigas levadas pertencentes ao estado, tendo sido adquirida por contrato celebrado no ano 1822 entre o primeiro Conde Carvalhal e a Junta da Real Fazenda, cujo destino era irrigar os campos agrícolas do Porto da Cruz.

Esta levada tem ligação com as levadas do Juncal e da Serra do Faial, que se juntam logo no seu início e continuam para além do seu términus no sítio dos Lamaceiros, dizendo-se popularmente que transporta três águas: a que é recolhida no vale do Ribeiro Frio regando os poios do Porto da Cruz e as que vindo das serras de Santana, sendo armazenadas na Lagoa do Santo da Serra para posterior distribuição.

Ao longo da levada podemos contemplar os multivariados tons de verde, proporcionados por uma mancha de floresta natural da ilha, bem conservada -Floresta Laurissilva do Til e do Vinhático, constituída predominantemente por espécies vegetais arbóreas da família das Lauráceas: o Til (Ocotea foetens), o Loureiro (Laurus novocanariensis), o Vinhático (Persea indica), o Folhado (Clethra arborea). Podem também ser observadas espécies arbustivas tais como: o Isoplexis (Isoplexis sceptrum), o Massaroco (Echium candicans), as Estreleiras (Argyranthemum pinnatifidum), a Orquídea da Serra (Dactylorhiza foliosa).

Das espécies animais que podem ser observadas é possível avistar o Bisbis (Regulus ignicapillus madeirensis), o mais pequeno pássaro que povoa a Madeira, o destemido tentilhão (Fringilla coelebs) e mais raro será observar o Pombo Trocaz (Columba trocaz trocaz) espécie endémica da Madeira.
O percurso pele Levada do Furado termina onde se separam as águas, no sítio dos Lamaceiros e onde se inicia a descida para a Portela. O percurso continua, atravessando a zona florestal dos Lamaceiros, passando pelo Posto Florestal dos Lamaceiros, caminhando pela estrada de terra, até encontrar a Levada da Portela que ladeia pela esquerda o Lombo das Faias, terminando ao encontrar a Estrada Regional ER102.

 

Informação Importante: Informações e recomendações sobre os passos a ter antes de efectuar as caminhadas. Por favor, leia esta informação 


Downloads:

 

WalkMe WALKME
APP STORE
GOOGLE PLAY
Madeira Weather MADEIRA WEATHER
APP STORE
GOOGLE PLAY

Anexos

Descritores