Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.
Pesquisar

PR 15 - Vereda da Ribeira da Janela

O que fazer | Atividades 03-01-2022 Direção Regional do Turismo
PR 15 - Vereda da Ribeira da Janela

Download da Brochura | Detalhe:

 

Distância: 2,7 Km
Dificuldade: Médio
Duração: 1:30 horas
Início/Fim: E.R. 209 (Curral Falso) / Ribeira da Janela
Altitude min/máx: 820 m / 400 m
 

Este traçado de 2,7 Km, com duração de 1:30 horas, segue os vestígios de uma antiga vereda com início no Curral Falso (Fanal). Grande parte do percurso é feito encosta abaixo, em direção à Ribeira da Janela.

 

Este trilho tem início na estrada regional 209 na zona do Curral Falso e finaliza na Ribeira da Janela, numa extensão de 2,7 Km, com uma duração de 1h 30m, fazendo a ligação entre o núcleo populacional da Ribeira da Janela e a área florestal que é sobranceira, entre os 820m e os 400 metros de altitude.

Este trilho percorre os vestígios de uma antiga vereda utilizada pela população para explorar os recursos lenhosos essenciais ao seu quotidiano. Era o caminho utilizado pela população para a ligação com as localidades da zona sul, principalmente com a Calheta e Ponta do Sol, por onde eram transportados às costas dos homens, os barris e/ou borrachos com o vinho produzido para venderem e/ou trocarem por outros produtos.

Este é um bom local para observar o Pombo trocaz (Columba trocaz), espécie endémica da Madeira (exclusiva da Madeira). Na época das migrações poderá também encontrar na foz da Ribeira algumas das aves migratórias de passagem como a Garça branca (Egretta garzetta), a Garça vermelha (Arde purpurea), o Pato real (Anas platyrhynchos).

Este trilho permite a ligação aos percursos –Levada dos Cedros e à Vereda do Fanal ambos com acesso à zona do Fanal.

Na Ribeira da Janela poderá manter o contacto com a tradicional e peculiar área agrícola com os seus poios agrícolas, suportados pelos muros de pedra laboriosamente trabalhados, com culturas de batata (semilha), batata doce, feijão, milho e a imprescindível vinha da Ribeira da Janela.

As casas ocupam uma posição dispersa pelos socalcos, estendendo-se entre a foz da ribeira e os 400 metros de altitude. A ribeira da Ribeira da Janela é o mais extenso curso de água da Ilha da Madeira com aproximadamente 15 700 km.

 

Informação Importante: Informações e recomendações sobre os passos a ter antes de efectuar as caminhadas. Por favor, leia esta informação 


Downloads:

 

WalkMe WALKME
APP STORE
GOOGLE PLAY
Madeira Weather MADEIRA WEATHER
APP STORE
GOOGLE PLAY