Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.
Pesquisar

PR19 - Caminho Real do Paul do Mar

O que fazer | Atividades 03-01-2022 Direção Regional do Turismo
PR19 - Caminho Real do Paul do Mar

Brochura | Detalhe:

 

Distância: 1,8 Km
Dificuldade: Médio
Duração: 1:20 horas
Início/Fim: Prazeres / Paúl do Mar
Altitude min/máx: 550 m / 16 m

 

Este é um trilho curto de 1,8 Km, com uma duração de 1:20 horas, quase todo encosta abaixo desde a freguesia dos Prazeres até o Paul do Mar. A descida é feita por entre poios agrícolas, rodeados por muros de pedra.

Este trilho tem início nos Prazeres e finaliza no Paul do Mar com uma extensão de 1,8 km e a duração de 1h20m, numa altitude entre os 535m e os 35m.

Antes de iniciar o percurso, aproveite para visitar a Quinta Pedagógica na Freguesia dos Prazeres onde pode conhecer algumas plantas aromáticas e medicinais cultivadas neste local, pode observar também alguns animais exóticos e saborear na Casa do Chá as infusões de ervas aromáticas e adquirir os doces tradicionais confecionados com os frutos de origem biológica.
 

Logo após inicia a descida pela escarpa entre o Assomadouro nos Prazeres e o cais do Paul, por entre poios agrícolas, suportados pelos muros de pedra, antigamente cultivados em que predominava a cultura de cereais. Atualmente estes socalcos deixaram de ser cultivados estando abandonados.

O nome Assomadouro é dado ao local onde se avista algo de interessante, é sinónimo de miradouro. De facto, a vista que obtém daqui é soberba, pois as paisagens panorâmicas proporcionadas quer à esquerda pela freguesia do Jardim do Mar e quer à direita, pelo Paul do Mar constituem um autêntico deslumbramento.
 

O “caminho do concelho” é exemplo dos difíceis acessos muitas vezes, percorridos com pesadas cargas às costas, mas a única ligação até à costa marítima, muito importante para muitos e impossível de aceder quando o mar se revoltava. Este trilho constitui um autêntico património histórico, serpenteando a encosta em ziguezague com o piso calcetado em pequenos degraus é testemunha do isolamento das populações antepassadas e dos engenhosos e árduos caminhos construídos pelo povo para ultrapassar esse isolamento.

As quedas de água e a flora endémica exclusiva destas altitudes como o Massaroco (Echium nervosum) e a Figueira-do-inferno (Euphorbia piscatoria) contribuem para que o trilho se torne uma verdadeira descoberta.
 

No final do trilho o caminhante chega ao Paul do Mar, podendo visitar esta freguesia à beira mar e admirar as grandes falésias que a envolvem. Ao percorrer os arruamentos dá-se conta dos vestígios do passado da freguesia.

Em 1912 foi construída uma fábrica de conservas de atum com fins de exportação, surgindo esta indústria num momento de grande abundância de peixe, tornando este local num importante centro piscatório. Atualmente, ainda se observa os vestígios da chaminé da fábrica, bem como das salinas existentes, para além do engenho de cana-de-açúcar e o pequeno porto piscatório com os seus característicos barcos de pesca, mantendo as tradições marítimas.

 

Informação Importante: Informações e recomendações sobre os passos a ter antes de efectuar as caminhadas. Por favor, leia esta informação 


Downloads:

 

WalkMe WALKME
APP STORE
GOOGLE PLAY
Madeira Weather MADEIRA WEATHER
APP STORE
GOOGLE PLAY