Pesquisar

PR 4 - Levada do Barreiro - (Poço da Neve - Casa do barreiro)

O que fazer | Atividades 30-12-2021 Direção Regional do Turismo
PR 4 - Levada do Barreiro - (Poço da Neve - Casa do barreiro)

Download da Brochura | Detalhe:

 

Distância: 5.2 km
Dificuldade: Fácil
Duração: 2:10 horas
Início/Fim: Poço da Neve / Casa do Barreiro
Altitude min/máx: 1650 m / 975 m

 

O percurso “Poço da Neve - Casa do Barreiro” liga o património contruído, a natureza e as amplas paisagens sobre a cidade do Funchal, seguindo em grande parte a Levada do Barreiro, na margem esquerda do vale da Ribeira de Santa Luzia.

O percurso inicia-se na Estrada Regional nº 202, de acesso ao Pico do Areeiro. Em primeiro plano situa-se o Poço da Neve, um elemento único do património construído do concelho do Funchal, datado de 1813. A neve e o granizo, que ocorriam pontualmente no inverno, eram armazenadas naquele reservatório proporcionando gelo ao longo do ano, que era transportado a pé para baixa da cidade do Funchal.

 

O itinerário continua a descer, passando por um núcleo de vegetação de altitude onde destacam-se as urzes arbóreas segue s e as uveiras-da-serra. Após cruzar um caminho de asfalto, o itinerário segue um primeiro canal afluente da Levada do Barrreiro até ao vale da Ribeira dos Frades, onde situa-se a madre do canal principal.

 

O percurso paralelo à levada do barreiro, com amplas panorâmicas sobre o vale da Ribeira de Santa Luzia e sobre a cidade do Funchal, e assim continua até a um desvio à direita, já na parte final da caminhada, para uma vista ao miradouro do Barreiro, situado no tipo de uma pequena elevação.

 

A Casa do Barreiro é o destino seguinte e assinala o fim do percurso no Parque Ecológico do Funchal. É possível continuar a caminhada até ao centro da freguesia do Monte, seguindo o caminho Municipal da Casa do barreiro, a Estrada Regional nº101 (ER101) e tomar o percurso pedestre no Terreiro da Luta.


 

PR 4 - Levada do Barreiro - (Poço da Neve - Casa do barreiro) - Desdobravél português/inglês


 

Informação Importante: Informações e recomendações sobre os passos a ter antes de efectuar as caminhadas. Por favor, leia esta informação 



Downloads:

 

WalkMe WALKME
APP STORE
GOOGLE PLAY
Madeira Weather MADEIRA WEATHER
APP STORE
GOOGLE PLAY

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.