Pesquisar

PR 6.2 - Levada do Alecrim (Rabaçal - Lagoa da "Dona Beja")

O que fazer | Atividades 30-12-2021 Direção Regional do Turismo
PR 6.2 - Levada do Alecrim (Rabaçal - Lagoa da "Dona Beja")

Detalhe:
 

 

Distância: 3,5km (+ 3,5km regresso)
Dificuldade: Fácil
Duração: 2:30 horas
Início/Fim: Rabaçal (ER105) / Spring of Levada do Alecrim, also known as Lagoa “Dona Beja”

 

O percurso tem início junto à estrada regional (ER105), na zona do Rabaçal, e acompanha a Levada do Alecrim ou Levada do Paul I, localizada a 1300 metros de altitude, até à nascente da levada, na Ribeira do Lajeado.

A Levada do Alecrim foi construída com o objetivo de captar e transportar as águas das ribeiras do Lajeado e do Alecrim para o abastecimento da Central Hidroelétrica da Calheta.

 

A esta cota deparar-se-á com a predominância do urzal de altitude, onde sobressaem as espécies Erica arborea e Erica scoparia ssp maderensis e a uveira da serra (Vaccinium padifolium). Contudo, com o avançar na direção da nascente, outras espécies aumentam a sua presença, sendo frequente encontrar diversos endemismos como a orquídea da serra (Dactylorhiza foliosa) e a leituga (Sonchus fruticosus).

 

Ao longo do percurso poderá desfrutar das impressionantes vistas sobre o vale do Rabaçal e da Ribeira da Janela, dominado pelo verde característico da Floresta Laurissilva, classificada como Património Mundial Natural pela UNESCO, desde dezembro de 1999, e integrante da Rede Europeia de Sítios de Importância Comunitária – Rede Natura 2000.

 

Entre as ribeiras do Alecrim e do Lajeado a levada tem um desnível e uma escadaria lateral, pelo que aconselhamos que a subida seja feita tranquilamente.

 

Chegada à nascente da Levada do Alecrim, na Ribeira do Lajeado, não deixe de apreciar a paisagem que envolve a pequena lagoa, mais conhecida por lagoa da “Dona Beja”, a qual irá alimentar a queda de água da Lagoa do Vento.

 

Retemperadas as forças, o regresso é feito pelo mesmo caminho, até à estrada regional (ER105). Em alternativa, e percorridos 900 metros, desde a lagoa da “Dona Beja”, poderá descer, à direita, em direção à Casa de Abrigo do Rabaçal, seguindo o PR 6.3 Vereda da Lagoa do Vento.

 

 

Informação Importante: Informações e recomendações sobre os passos a ter antes de efectuar as caminhadas. Por favor, leia esta informação 


Downloads:

 

WalkMe WALKME
APP STORE
GOOGLE PLAY
Madeira Weather MADEIRA WEATHER
APP STORE
GOOGLE PLAY

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.