Pesquisar

PR 6.3 - Vereda da Lagoa do Vento (Rabaçal – Lagoa do Vento)

O que fazer | Atividades 30-12-2021 Direção Regional do Turismo
PR 6.3 - Vereda da Lagoa do Vento (Rabaçal – Lagoa do Vento)

Detalhe:
 

Distância: 1,8km (+ 1,8km regresso)
Dificuldade: Fácil
Duração: 1:30 horas
Início/Fim: Casa de Abrigo do Rabaçal / Lagoa do Vento
Altitude min/máx: 1600 m / 200 m

 

Com início, cerca de 200 metros, acima da Casa de Abrigo do Rabaçal, a vereda de acesso à Lagoa da Água do Vento, ou simplesmente Lagoa do Vento surge, à esquerda, junto ao caminho que liga à estrada regional (ER105).

Ao longo do percurso predominam as espécies Erica arborea e Erica scoparia ssp maderensis e a uveira da serra (Vaccinium padifolium). Contudo, tratando-se de uma zona de transição entre o urzal de altitude e a Floresta Laurissilva, classificada como Património Mundial Natural pela UNESCO, desde dezembro de 1999, encontrará outras espécies tais com o loureiro (Laurus novocanariensis), o perado (Ilex perado), o folhado (Clethra arborea), o pau branco (Picconia excelsa) e o aderno (Heberdenia excelsea). 

 

Percorridos mais ou menos 1600 metros chegará ao ponto de encontro de duas veredas, sendo que a da esquerda o conduzirá até à Lagoa do Vento e a da direita à Levada do Alecrim. Seguindo pela esquerda terá pela frente 300 metros até chegar à majestosa Lagoa do Vento.

 

A existência de várias linhas de água, resultantes de pequenas ramificações das principais ribeiras existente na zona, exige por parte do caminhante o máximo de cuidado no seu atravessamento.

 

A Lagoa do Vento é uma bacia pluvial formada pelas águas que se precipitam do alto da escarpa provenientes da Ribeira do Lajeado, e que precede a queda de água (ou a cascata) do Risco.  

 

Aproveite este local mágico e inspirador, onde impera o silêncio só perturbado pelo som da água, para retemperar as forças para o regresso. 

A partir da Lagoa do Vento, poderá fazer o caminho inverso até o ponto de partida ou, em alternativa, poderá aceder à estrada regional (ER105), a partir do percurso PR 6.2 Levada do Alecrim.
 

 

Informação Importante: Informações e recomendações sobre os passos a ter antes de efectuar as caminhadas. Por favor, leia esta informação 



Downloads:

 

WalkMe WALKME
APP STORE
GOOGLE PLAY
Madeira Weather MADEIRA WEATHER
APP STORE
GOOGLE PLAY

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.