Pesquisar

PR11 - Vereda dos Balcões

O que fazer | Atividades 03-01-2022 Direção Regional do Turismo
PR11 - Vereda dos Balcões

Download da Brochura | Detalhe:

 

Distância: 1,5 Km (+ 1,5 Km regresso)
Dificuldade: Fácil
Duração: 1:30 horas
Início/Fim: E.R. 103 (Ribeiro Frio) / Balcões
Altitude min/máx: 880 m / 870 m

 

Este pequeno trilho tem 1,5 Km, uma duração de 1:30 horas e tem início no Ribeiro Frio, seguindo a Levada da Serra do Faial até o miradouro dos Balcões, donde se podem desfrutar vistas soberbas.

 

Este trilho tem início e fim na estrada regional E.R.103 no Ribeiro Frio numa extensão de 1,5 Km (+ 1,5 Km de regresso), com uma duração de 1h30m (ida e regresso). O percurso acompanha a Levada da Serra do Faial dando acesso ao Miradouro dos balcões onde são observadas belas paisagens sobre o profundo vale da Ribeira da Metade e da Freguesia do Faial.

Ao longo do percurso são encontradas espécies indígenas e endémicas da Madeira pertencentes ao ecossistema – Floresta Laurissilva do Til e do Vinhático, destacando-se as espécies arbóreas da família das Lauráceas: O Loureiro (Laurus novocanariensis), o Til (Ocotea foetens), o Vinhático (Persea indica), o Folhado (Clethra arborea) e outras espécies como a Uveira da Serra (Vaccinium padifolium), Urze das vassouras (Erica platycodon ssp. maderincola) e Urze Molar (Erica arborea), Orquídea da Serra (Dactylorhiza foliosa).

Neste percurso, para além das espécies vegetais indígenas são observadas espécies arbóreas exóticas de folha caduca como os Carvalhos (Quercus robur) e Plátanos (Platanus x acreifolia) que se distribuem regularmente na margem do trilho.

Com alguma frequência é possível avistar algumas espécies da avifauna como o tentilhão (Fringilla coelebs maderensis), a Lavadeira (Motacilla cinerea schmitzi), o Melro-preto (Turdus merula cabreae), o Papinho (Erithacus rubecula), a Manta (Buteo buteo harteti) e com menos frequência o Bisbis (Regulus ignicapillus maderensis) e o Pombo Trocaz (Columba trocaz).

Ao chegar ao Miradouro dos Balcões o caminhante deparar-se-á com um esplêndido cenário, totalmente coberto pelos vales verdejantes característicos da Floresta Laurissilva, área integrante da Rede Natura 2000, com especial importância na condensação da água dos nevoeiros nas folhas das plantas, conduzindo-a em grandes quantidades até ao solo, onde irá posteriormente carregar as nascentes e as ribeiras.

Deste Miradouro é observada a Central Hidroeléctrica da Fajã da Nogueira, produzindo electricidade com a água retida e abastecendo todo o Concelho de Santana.

Em dias de boa visibilidade, poderá ser avistada a Cordilheira Central da Ilha, destacando-se os picos mais altos, o Pico do Areeiro (1817m), Pico das Torres (1851m) e o Pico Ruivo (1862m), assim como a Penha D´Águia (uma interessante formação geológica).

De regresso ao Ribeiro Frio pelo mesmo trilho, pode visitar o Parque Florestal do Ribeiro Frio, que integra o Centro Aquícola com o viveiro de trutas Arco-Íris (Oncorhynchus mykiss walbaum), cujo principal objectivo é a produção de trutas para o repovoamento das linhas de água da Ilha da Madeira.

 

 

PR11 - Vereda dos Balcões - Desdobravél português/inglês

 

 

Informação Importante: Informações e recomendações sobre os passos a ter antes de efectuar as caminhadas. Por favor, leia esta informação 
 


Downloads:

 

WalkMe WALKME
APP STORE
GOOGLE PLAY
Madeira Weather MADEIRA WEATHER
APP STORE
GOOGLE PLAY

Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.