Pesquisar

PS PR2 - Vereda do Pico Castelo

O que fazer | Atividades 03-01-2022 Direção Regional do Turismo
PS PR2 - Vereda do Pico Castelo

Download da Brochura | Detalhe:
 

Distância: 3,2 Km (Via Oeste -VO) /4,6 km (Via Este - VE)
Dificuldade: Fácil
Duração: 1:30 horas (Via Oeste -VO) / 2:15 horas (Via Este - VE)
Início/Fim: Moledo / Miradouro do Canhão
Altitude min/máx: 437 m / 225 m

 

A vereda apresenta duas hipóteses para ser percorrido, de 3,2 Km ou 4,6 Km, levando 1:30 horas ou 2:15 horas, oferecendo magníficas paisagens e a possibilidade de contactar com a fauna e a flora da ilha.

Este trilho inicia-se no sítio do Moledo junto à Estrada Regional e, subindo pelo caminho florestal, permitirá duas alternativas para o percorrer: pelo lado Norte ou pelo Sul do Pico do Facho. Este último é o percurso mais extenso da ilha do Porto Santo.

Atravessando a zona central da ilha, pela base do Pico do Facho, podemos observar vestígios da antiga área agrícola, do árduo trabalho de construção dos muros emparelhados e contemplar a fantástica obra humana para a reflorestação da ilha.
 

No cimo do Pico Castelo deparará com a estátua de homenagem a António Schiappa de Azevedo, grande impulsionador da reflorestação do Porto Santo. Todo o processo de arborização permitiu controlar os fenómenos erosivos patentes nesta ilha. Foram introduzidas espécies exóticas que, pelo seu carácter rústico, têm maior resistência aos fatores adversos, como o Pinheiro de Alepo (Pinus halepensis), o Pinheiro bravo (Pinus pinaster) e o Cedro (Cupressus macrocarpa).
 

As espécies indígenas que podemos encontrar vão desde o dragoeiro (Dracaena draco), a Oliveira (Olea sp), a Azinheira (Quercus ilex ssp. rotundifolia), algumas Faias (Myrica faya), a urze (Erica scoparia) e florido Massaroco Massaroco do Porto Santo (Echium portosanctensis).
 

O percurso oferece paisagens magníficas e a possibilidade de contactar com a fauna da ilha, visionando bandos de perdizes (Alectoris rufa), aves rapinas como a Manta (Buteo buteo) e o Francelho (Falco tinnunculus canariensis), os coloridos Pardais (Passer domesticus) e o impressionante Poupa (Upupa epops).

Após a subida ao Pico Castelo finalizará no Miradouro do Canhão onde avistará em pano de fundo a cidade Vila Baleira, quase toda a extensão da ilha e, no horizonte, as ilhas Desertas e a Madeira.

A designação do nome Pico Castelo é datada do séc. XV e proveio do facto de existir um forte para onde fugia a população da ilha, quando atacada por piratas franceses e pelos argelinos. A sua posição central e a maior facilidade de organizar a defesa das pessoas, fez deste um verdadeiro Castelo.

 


 

PS PR2 - Vereda do Pico Castelo - Desdobravél português/inglês


 

 

Informação Importante: Informações e recomendações sobre os passos a ter antes de efectuar as caminhadas. Por favor, leia esta informação 



Downloads:

 

WalkMe WALKME
APP STORE
GOOGLE PLAY
Madeira Weather MADEIRA WEATHER
APP STORE
GOOGLE PLAY

Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.