Pesquisar

PS PR3 - Levada do Pico do Castelo (Camacha - Ribeiro Formoso – Capela da Graça)

O que fazer | Atividades 03-01-2022 Direção Regional do Turismo
PS PR3 - Levada do Pico do Castelo (Camacha - Ribeiro Formoso – Capela da Graça)

Download da Brochura | Detalhe:

 

Distância: 4,1Kms (ida e regresso)
Dificuldade: Médio
Duração: 1:30 horas
Início/Fim: Camacha / Capela da Graça
Altitude min/máx: 210 / 80

O percurso tem início na Estrada Regional 120 e segue pelo sopé do Pico do Castelo, contornando a sua encosta sul, ladeado pela levada do Pico do Castelo até ao Ribeiro Formoso. 

Permite, ainda, aceder à Capela de Nossa Senhora da Graça, datada da década de 30 do séc. XX.

A abertura e edificação da levada do Pico do Castelo teve a sua origem na primeira metade do século XX, com vista ao aproveitamento das águas pluviais e à sua utilização na agricultura. 

 

A levada do Pico do Castelo serviu, durante muitos anos, como via de comunicação para os habitantes da Camacha que queriam se deslocar para a zona da Serra de Fora e vice-versa. Ao subir a denominada Rocha de Nossa Senhora, através de uma espécie de calçada, o caminhante pode encontrar algumas plantas de urze (Erica platycodon subsp. maderincola) e de álamos (Populus alba). Encontra, ainda, pequenos tufos de plantas rastejantes, localmente denominada de "Iscas" (Phagnalon hansenii).

 

Após o topo do rochedo, popularmente chamado de “Portelinha” o percurso desce em direção à Serra de Fora e ao túnel existente. Atravessando o túnel com aproximadamente 530 metros, chegamos ao Ribeiro Formoso. 



 

PS PR3 - Levada do Pico do Castelo (Camacha - Ribeiro Formoso – Capela da Graça) - Desdobravél português/inglês



 

Informação Importante: Informações e recomendações sobre os passos a ter antes de efectuar as caminhadas. Por favor, leia esta informação 
 


Downloads:

 

WalkMe WALKME
APP STORE
GOOGLE PLAY
Madeira Weather MADEIRA WEATHER
APP STORE
GOOGLE PLAY

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.