Pesquisar

Natal e Fim de Ano

O que fazer / Eventos / Festas de Natal e Fim de Ano 20-11-2021 Direção Regional do Turismo
Natal e Fim de Ano

É com a inauguração das iluminações decorativas nas ruas da baixa citadina do Funchal, durante o mês de dezembro, que se inicia o programa das Festas de Natal e de Fim de Ano da Madeira.

 

Estas festas culminam com o famoso espetáculo de fogo-de-artifício, reconhecido oficialmente pelo livro de recordes do Guinness em 2006, como o maior espetáculo do mundo.
Estas comemorações integram um rico e extenso programa de manifestações culturais, religiosas, etnográficas e artísticas que abrange todo o mês de dezembro e que termina no dia 5 de janeiro.


Descubra mais sobre o que esperar das Festas de Natal e Fim do Ano na Madeira, a decorrer entre os dias 1 de dezembro 2024 a 5 de janeiro 2025.
 

Outras iniciativas que compõem o cartaz:

 

 

Atuações diversas - Placa Central da Avenida Arriaga 

Desde o dia 1 de dezembro de 2024 até ao dia 5 de janeiro de 2025, a baixa do Funchal enche-se de luz, cor e melodia. Durante este período, na Placa Central da Avenida Arriaga há atuações diárias de vários grupos que animam este espaço com bandas filarmónicas, grupos de folclore e concertos.

 

Mercadinho de Natal – Placa Central Avenida Arriaga 
Composto por várias casinhas com decoração natalícia, no Mercadinho de Natal pode encontrar os mais diversos produtos regionais como a gastronomia regional caraterística da época natalícia, as plantas, as frutas, o vinho Madeira e o mel de cana e seus derivados. 

 

Aldeia Etnográfica - Largo da Restauração 

Instalada no Largo da Restauração, a Aldeia Etnográfica representa ao vivo várias tradições, artesanato, gastronomia, folclore e dois presépios tradicionais, promovendo a cultura madeirense.

O presépio tradicional madeirense, localizado no exterior, reproduzirá a nossa paisagem humanizada e natural, com a sua vegetação, socalcos, vales, "corgos", casinhas e palheiros, e o presépio de escadinha com os elementos característicos (menino, arquinho fruta, searas, brindeiro, entre outros).

 

Presépio de Natal 

Doze figuras em fibra, estão integradas numa cenografia com cariz tradicional. Os objetos decorativos, os tecidos e as flores, são predominantemente em branco e dourado. O presépio agrega muitas árvores e uma grande panóplia de flores e plantas de produção regional que servirão de cenário e onde consta uma casinha com quatro águas, feita em madeira e esteiras, local onde é representado o nascimento do Menino Jesus.

 

 

Presépios à volta da ilha

O presépio é uma criação espontânea que representa o nascimento de Jesus Cristo, e que se tornou um ícone no Natal madeirense. Se há quem mantenha a tradição outros modernizam. Utilizam-se, geralmente, os recursos naturais, ou outros que têm à sua disposição e armam-se as tradicionais "lapinhas", umas de "escadinha" outras de "rochinha", todas diferentes porque resultam da criatividade de cada indivíduo, influenciados pelo meio onde vivem.

Um pouco por toda a ilha existem presépios que são verdadeiras obras de arte abertas ao público para serem visitados.


 

Pavilhão do Bordado Madeira e Artesanato Regional 

Exposição da responsabilidade do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM). Um espaço onde se poderá ver e adquirir Bordado e Artesanato Regional, em dias específicos. Poderá ainda, degustar iguarias de natal com Vinho Madeira.

 

 

Espetáculo Pirotécnico de Passagem de Ano - Funchal | Porto Santo - 31 de dezembro (00h00) 

O espetáculo de fogo-de-artifício para a passagem do ano, com a duração de cerca de oito minutos, está distribuído por 59 postos de queima de fogo localizados no anfiteatro do Funchal (27 postos), entre o Cais 8 e a Praia Almirante Reis (25 postos), no mar (5 postos) e Ilha do Porto Santo (2 postos).

Este espetáculo grandioso, com efeitos pirotécnicos que conciliam o mais moderno design, apresentará efeitos nunca vistos na passagem de ano na Região. 

Foi, no ano de 2006, reconhecido internacionalmente, pelo Livro de Recordes do Guiness, como “O maior espetáculo de fogo-de-artifício do Mundo”.

O Espetáculo Pirotécnico de Passagem de Ano será, também, transmitido em direto na RTP-Madeira, em live streaming e nas redes sociais. O efeito sonoro será complementado pela transmissão via Rádio.


 

Cantar dos Reis - Jardim Municipal -  5 janeiro (19h00) 

A Chegada dos Reis Magos comemora-se no dia 6 de com o famoso Bolo-Rei que traz no seu interior uma fava e um brinde. Diz a tradição que a quem, por sorte, calhar a fatia que contém a fava terá de comprar o bolo no ano seguinte e a quem calhar o brinde terá de comprar as bebidas.

No auditório do Jardim Municipal, no dia 5 de janeiro pelas 19 horas, cantam-se os Reis num concerto aberto ao público que reaviva esta tradição madeirense.


 


 

 

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.