Pesquisar

Horário de Trabalho - Redução ou Exclusão

Redução ou Exclusão 21-10-2016 Trabalho
Horário de Trabalho - Redução ou Exclusão


• A jornada de trabalho diária deve ser interrompida por um intervalo de descanso, de duração não inferior a uma hora, nem superior a duas, de modo que os trabalhadores não prestem mais de cinco horas de trabalho consecutivo (deve ser consultado o conteúdo do instrumento de regulamentação coletiva de trabalho aplicável). 

• A redução, exclusão daquele intervalo, ou estabelecimento de uma duração superior do mesmo, bem como a determinação da frequência e a duração de quaisquer outros intervalos de descanso do período de trabalho diário pode ser determinada por instrumento de regulamentação coletiva de trabalho. 

• O requerimento de autorização para a redução ou dispensa do intervalo de descanso deve ser acompanhado por: 
- Declaração escrita de concordância do trabalhador abrangido; 
- Informação à comissão de trabalhadores da empresa (quando exista na empresa); 
- Informação ao sindicato representativo do trabalhador 
  (quando o trabalhador seja sindicalizado). 

• O pedido de redução ou dispensa de intervalo de descanso considera-se tacitamente deferido se não for proferida a decisão final dentro do prazo geral de deferimento tácito estabelecido no art.º 108.º, n.º 2 do Código do Procedimento Administrativo.

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.