A tradicional Feira Agropecuária da Madeira regressa à Santa, no concelho do Porto Moniz, nos dias 17, 18 e 19 de julho. Na sua 69.ª edição, o certame volta a reunir produtores, criadores, empresas e visitantes, afirmando-se como um dos mais importantes eventos dedicados ao setor agrícola e pecuário da Região.
Os preparativos para a realização da feira decorrem há várias semanas. Nesse sentido decorrem já execução de vários trabalhos de manutenção e beneficiação do recinto, de forma a garantir as melhores condições para acolher mais expositores e visitantes na edição deste ano.
Organizada pela Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, a iniciativa pretende valorizar o trabalho desenvolvido pelos profissionais do setor, proporcionando um espaço de exposição, divulgação e comercialização de produtos regionais, bem como de apresentação de animais e de equipamentos ligados à atividade agrícola e pecuária.
A edição deste ano contará com cerca de 150 expositores, mais 33 por cento do que em 2025. Estarão representadas empresas do setor agropecuário, agricultores, artesãos, produtores de flores, apicultores, produtores de sidra e cerveja artesanal, empresas de transformação agrícola, associações do setor e diversas entidades institucionais.
A componente pecuária continua a ser uma das principais atrações da feira. No certame estarão presentes 176 animais, dos quais 83 para exposição, 80 para venda e 13 destinados a leilão abrangendo espécies como bovinos, ovinos, caprinos, suínos, coelhos e aves.
Ao longo dos três dias, o certame será também um espaço de partilha de experiências e de contacto entre produtores, empresas, técnicos e consumidores. O programa inclui conferências, demonstrações técnicas e ações de divulgação relacionadas com a agricultura e a pecuária.
A aposta na inovação e na modernização do setor estará igualmente em destaque. O espaço dedicado à mecanização agrícola dará a conhecer equipamentos e soluções tecnológicas que contribuem para aumentar a produtividade e a rentabilidade das explorações agrícolas. Entre as iniciativas previstas estão demonstrações de drones e a apresentação de sistemas de produção em hidroponia.
“Além de mostrar o que de melhor se faz na agricultura e na pecuária madeirense, este certame é também um espaço de encontro entre produtores, empresários e visitantes. Muitas vezes é aqui que nascem contactos, parcerias e oportunidades de negócio que acabam por beneficiar todo o setor”, frisou o secretário regional de Agricultura e Pescas, Nuno Maciel adiantando que todos os serviços da secretaria terão representação nesta feira.
Além da vertente técnica e profissional, a feira contará com animação musical, demonstrações de tosquia, espaços de gastronomia e produtos regionais, artesanato e atividades para crianças e jovens.
Ao longo dos anos, a Feira Agropecuária da Madeira tem consolidado a sua importância enquanto ponto de encontro do setor primário regional, contribuindo para a promoção da agricultura e da pecuária madeirenses, para a preservação das tradições rurais e para a dinamização económica do concelho do Porto Moniz.
Programa com muita animação
O programa dos três dias do certame contempla um conjunto diversificado de atividades.
A abertura oficial está marcada para as 17h00 de sexta-feira, seguindo-se, ao longo da noite e até às 02h00, a atuação de vários artistas no palco principal. Está igualmente prevista, pelas 20h00, uma concentração de motards no recinto.
Um dos momentos mais aguardados do evento é o tradicional leilão de animais, agendado para sábado à tarde, que volta a atrair diversos criadores e público ligado ao setor.
Nesse dia, a animação musical volta a estar distribuída por vários palcos e espaços do recinto, com bandas filarmónicas, grupos folclóricos, música ao vivo e DJs, assegurando atividade contínua desde a abertura até ao encerramento diário dos pavilhões.
Os espaços de restauração e bebidas funcionarão até às 02h00, garantindo também uma forte componente gastronómica ao longo da noite, sendo que os pavilhões de exposição encerram diariamente às 22h00.
Para além da programação musical e das atividades oficiais, a Feira Agropecuária da Madeira contará ainda com várias iniciativas de animação paralelas, pensadas para todas as idades.
Ao longo dos três dias do evento, haverá animação infantil no recinto, com a presença de mascotes a circular pelos vários espaços, proporcionando momentos de convívio e entretenimento para as famílias.
Outra das atrações será o comboio turístico, que fará o percurso entre o recinto da feira e a Estação Zootécnica da Madeira, em funcionamento diário entre as 11h00 e as 17h00, com interrupção no período de almoço, entre as 13h00 e as 14h00. Uma oportunidade para os visitantes conhecerem de perto o trabalho ali desenvolvido.