Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.

EntreArte, uma entrada para a arte

Espaço artístico da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia 01-06-2020 Gabinete do Secretário Regional de Educação
EntreArte, uma entrada para a arte O palácio do Governo Regional da Madeira acolhe diferentes secretarias regionais, num edifício histórico que foi hospital da Misericórdia e, posteriormente, sede da Junta Geral.

A entrada da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia (SRE) assumiu o formato de galeria de projetos artísticos desde final de 2015. Os autores das exposições coletivas temporárias são professores e alunos da Região Autónoma da Madeira, bem como colaboradores dos organismos públicos do Governo Regional a convite do Gabinete do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia.

O Gabinete de Imagem e Protocolo (GIP) coordena e dinamiza este espaço artístico.

 

De momento, pode ser apreciado o mural 'Do Dia da Terra ao Dia da Criança: um percurso pela biodiversidade'. Concebido no Dia Mundial da Terra e nascido no Dia Mundial da Criança, celebra a Vida. Composto por leves peças tridimensionais – em pasta de papel, criadas por crianças e harmoniosamente integradas numa pintura alusiva à temática – relembra-nos que ‘do todo somos parte’. 

 

Anteriormente, esteve disponível a mostra de cartazes 'O que farias?', produzidos no âmbito do projeto SeguraNet e partilhados com a comunidade educativa pela equipa dos Ambientes Inovadores de Aprendizagem, da Direção Regional de Educação (DRE). Valorizou-se, deste modo, o III Encontro Regional SeguraNet: ‘Cidadania Digital’, que assinalou o Dia da Internet Mais Segura de 2020.

 

Até final de 2019, as bibliotecas escolares estiveram em foco na intervenção artística 'Uma biblioteca, muitas histórias', uma homenagem de crianças do 1.º ciclo à magia dos livros.

 

Em permanência, pode ainda ser visitada a exposição focada no património público "O Edifício do Governo Regional da Madeira", junto ao acesso ao Gabinete do Ensino Superior.

 

Repositório digital, em Educatio Madeira, das exposições realizadas:

 

"Plantar o Futuro, recuperação da natureza e educação ambiental"

"Ideia Visual, ilustração e fotografia"

"Terra à Vista! 600 anos de Porto Santo e Madeira"

"Na minha terra natal"

"A arte na educação do olhar"

"Ponto e Vírgula, um percurso pelas boas práticas"

"Sementes nutritivas para um futuro sustentável"

"Desejo para o novo ano de 2016"