Pesquisar

Exercício de Abrigo na EB1/PE Eng. Luís Santos Costa

Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos 23-05-2019 Gabinete do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia
Exercício de Abrigo na EB1/PE Eng. Luís Santos Costa

A Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar Eng. Luís Santos Costa (Machico) foi palco, terça-feira (21 de maio), de um simulacro de abrigo no âmbito do projeto Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos, com o objetivo de testar procedimentos constantes no Plano de Prevenção e Emergência da Escola.

 

Embora as situações normalmente treinadas nas escolas sejam os incêndios – que implicam a evacuação do edifício –, desta feita a situação simulada relacionava-se com a existência de um eventual perigo no exterior da escola (neste caso humano, mas poderia ser uma explosão no exterior, um derrame químico, etc.), que implicava o procedimento de abrigo no edifício e proteção de todos os seus ocupantes.

 

A situação foi desencadeada por uma chamada telefónica da PSP para a escola, informando da existência de um perigo externo nas imediações da escola. Na sequência da chamada, foram ativados os procedimentos de abrigo de toda a comunidade escolar presente no edifício, incluindo vários serviços educativos que também ali funcionam, nomeadamente a delegação escolar e ensino especial. Todos os ocupantes que se encontravam no exterior e interior da escola dirigiram-se para o ginásio – ponto de encontro em caso de abrigo –, foram fechadas todas as portas e janelas do edifício, ficando-se então a aguardar novas informações da PSP.

 

De realçar a boa articulação entre as diferentes entidades – escola, Secretaria Regional de Educação, PSP, Serviço Regional de Proteção Civil, Bombeiros e Câmara Municipal de Machico – no planeamento conjunto e execução deste simulacro, onde todos, incluindo os próprios agentes de proteção civil, treinaram procedimentos para uma situação diferente do usual, mas também passível de acontecer.

 

Durante a corrente semana foram realizados ainda simulacros de incêndio e intervenções de segurança em várias escolas da RAM, nomeadamente na EB1/PE da Lourencinha (dia 20), na EB1/PE da Marinheira (dia 21), ambas em Câmara de Lobos, no Instituto para a Qualificação em São Martinho (dia 22). Esta quinta-feira realiza-se um simulacro no Auxílio Maternal do Funchal.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.