Pesquisar

Escolas treinam situações de emergência

Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos 07-06-2019 Gabinete do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia
Escolas treinam situações de emergência

No âmbito do projeto Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos foram treinados os planos de emergência em várias escolas da Região Autónoma da Madeira numa semana intensa do mês de junho.

 

As situações simuladas foram as de incêndio no edifício, o que implica a evacuação completa da comunidade escolar em resposta a um sinal de alarme pré-definido, assim como o treino de outras missões de emergência, como por exemplo os cortes de energia, a confirmação da evacuação ou a chamada para o 112.

 

As situações foram treinadas no dia 4 na Escola Básica e Secundária Lucinda de Andrade, no dia 5 no Auxílio Maternal do Funchal e durante o dia 7 na Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol e na Escola do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Lombo de S. João, na Ribeira Brava.

 

De referir que, no caso de estabelecimentos como o Auxílio Maternal, com crianças com idades inferiores a seis anos, e portanto mais dependentes dos adultos, esse treino é ainda mais importante, sendo que neste estabelecimento, apesar do grande número de alunos, o exercício decorreu de forma exemplar, organizada e eficaz.

 

Em todos os simulacros, estiveram presentes elementos da Secretaria Regional de Educação, do Serviço Regional e Serviços Municipais de Proteção Civil, assim como dos bombeiros locais, com a missão de auxiliarem a identificar e melhorar todos os procedimentos inerentes ao processo.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.