Pesquisar

Dez Mandamentos do Bom Aluno

Hábitos que te conduzem ao sucesso académico 07-03-2022 Gabinete do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia
Dez Mandamentos do Bom Aluno
Não são as horas infindáveis de estudo que o transformam num bom aluno. Há outros hábitos que também podem fazer muito pelas suas notas e até pela qualidade de vida durante a universidade. A boa notícia é que estão ao alcance de qualquer um e trazem resultados imediatos.
 
Ser curioso
Não se satisfaz com o que aprende nas aulas. Isso é apenas o início. Procura mais informação nos livros e na internet, discute o assunto com os colegas e com o professor. Além disso, está atento ao que se passa à sua volta. E sabe que mesmo em época de exames, há uma realidade fora da universidade que é preciso acompanhar. A cultura geral aumenta com cada notícia que lê, com cada pessoa que conhece - do padeiro ao médico.
 
Ajudar os outros
Está disponível para ajudar os colegas que têm mais dificuldades e sabe que isso também o ajuda a consolidar melhor os conhecimentos. Ao explicar-lhes as matérias está a rever o que estudou e apercebe-se se há pontos que precisam de mais estudo.
 
Ser organizado
Não deixa para a última hora os trabalhos e o estudo. Faz um plano de acordo com as entregas dos trabalhos e as datas dos testes e cumpre-o. E atira-se a eles logo que as datas são marcadas, para ter tempo de lidar com imprevistos.
 
Gostar de se divertir
Com organização encontra tempo para estudar e para se divertir, até porque sabe que isso é crucial para o seu equilíbrio.
 
Saber dizer não
Recusa convites dos amigos quando tem de estudar ou de terminar um trabalho. Ou quando sente que precisa de uma boa noite de sono. Quando sai é para se divertir de cabeça tranquila e não com pesos na consciência.
 
Cuidar-se
Não resiste à junk food, mas compensa com muita fruta, iogurtes e sopa, pelo menos numa das refeições do dia. Procura dormir as horas que o corpo precisa para funcionar a 100% no dia seguinte e arranja forma de praticar exercício físico - pode ser no desporto, a trocar os elevadores pelas escadas ou a dançar pela noite dentro, quando há oportunidade.
 
Apoiar-se na família e nos amigos
Eles são importantes para dar ânimo quando as coisas não correm como esperava, e para celebrar as pequenas e as grandes vitórias, suas e deles.
 
Ser perseverante
Não vacila perante um trabalho desafiante. Mesmo que não domine o tema, pesquisa, informa-se, fala com colegas de anos anteriores, vai à luta para fazer o melhor possível.
 
Saber pedir ajuda
Quando perde o rumo a meio de um trabalho ou não entende uma parte da matéria não hesita em pedir ajuda ao professor, porque sabe que essa é a única maneira de garantir uma boa nota.
 
Aprender com os erros e aceitar o fracasso
Sempre que é surpreendido com uma má nota, não se deixa ir abaixo, porque acredita nas suas capacidades. Tenta perceber o que aconteceu, o que falhou, corrige os erros e volta ao estudo ainda com mais determinação.
 
www.expresso.pt

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.