Pesquisar

Projeto “Segurança em Casa, na Rua e na Escola”

No âmbito do projeto “Segurança em Casa, na Rua e na Escola”, realizou-se esta terça-feira (3 de novembro), uma intervenção na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ajuda. Esta primeira ação assinalou o retorno do projeto às escolas neste ano letivo. 05-11-2015 Gabinete do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia
Projeto “Segurança em Casa, na Rua e na Escola” Nesta parceria entre a Secretaria Regional de Educação, o Serviço Regional de Proteção Civil e a Associação Insular de Geografia, são realizadas intervenções por técnicos destas instituições, em que se dinamizam um conjunto de atividades relacionadas com a segurança e com a emergência.

O projeto “Segurança em Casa, na Rua e na Escola” objetiva a criação de hábitos e de uma cultura de segurança em toda a comunidade escolar destes estabelecimentos - alunos, docentes, não docentes e encarregados de educação - assim como da comunidade local, e consta de ações de sensibilização acerca da temática da prevenção e emergência face aos riscos tecnológicos e naturais, assim como exercícios de evacuação e ainda jogos alusivos às regras de segurança em situações de emergência.

Este tipo de intervenção reveste-se de grande importância, pois o treino de algumas situações de emergência contribuem para desenvolver comportamentos e procedimentos apropriados perante essas situações em todos os elementos da comunidade escolar e local.

Pelo seu cariz prático e pelo valor significativo e quotidiano das aprendizagens que incentiva, este projeto e estas intervenções tem uma grande recetividade, tanto por parte das crianças como dos adultos, chamando a atenção, por um lado, e relembrando, por outro, alguns aspetos de segurança essenciais para quem habita num território com as características particulares da RAM.

Durante este mês de novembro, várias escolas receberão a intervenção deste projeto, nomeadamente:

DIA 9:
Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré- Escolar da Vargem - Estreito de C. Lobos
Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Covão - Estreito de C. Lobos

Dia 18:
Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Galeão - S. Roque
Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro – São Roque

Dia 25:
Conservatório - Escola Profissional de Artes - Funchal

De referir que, no âmbito deste projeto, foram já realizadas 510 intervenções em escolas públicas e privadas, dos vários concelhos e níveis escolares da RAM, abarcando um universo de cerca de 27.300 pessoas.

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.