Pesquisar

Formados 55 novos Delegados de Segurança

Prevenção de riscos na comunidade escolar 08-11-2017 Gabinete do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia
Formados 55 novos Delegados de Segurança

As escolas da Região Autónoma da Madeira contam com 55 novos Delegados de Segurança. A formação, de 25 horas e creditada pela Direção Regional de Educação, terminou na passada sexta-feira (2 de novembro). Estes docentes têm a missão de desenvolver anualmente, em cada escola, as medidas obrigatórias por lei relativas à segurança contra incêndios, nomeadamente a sensibilização da comunidade escolar relativa ao seus planos de prevenção e emergência, assim como a execução de exercícios de evacuação e de simulacros.

 

Estes docentes dinamizam ainda conteúdos relativos a outras situações de segurança e de risco, incluindo os riscos naturais, cumprindo assim uma medida de prevenção constante no relatório do Instituto Superior Técnico relativamente ao risco de aluvião na RAM.

 

Num mês de outubro particularmente ativo nas escolas, no que à segurança e prevenção de riscos diz respeito, foram realizados – com a participação das autoridades – vários exercícios de evacuação e dois simulacros, na EBS Ângelo Augusto da Silva e na EB1/PE de São Gonçalo (polo do Palheiro Ferreiro).

 

No âmbito da iniciativa à escala nacional denominada "Terra Treme", várias escolas da RAM treinaram a sua comunidade para os procedimentos corretos em possíveis situações de sismo. A Secretaria Regional de Educação, o Serviço Regional de Proteção Civil e a Associação Insular de Geografia realizaram também, em parceria, intervenções de sensibilização da comunidade escolar no Infantário Auxílio Maternal e no Externato de São João. Este esforço complementar ao trabalho dos Delegados de Segurança das escolas visa auxiliar a criação de uma cultura de segurança e, assim, melhorar os comportamentos de prevenção e emergência face aos vários riscos.

 

Durante este mês de novembro, decorrem intervenções na EB1 da Achada, no Centro Infantil/Escola Maria Eugénia de Canavial e ainda no Instituto Profissional de Transportes e Logística da Madeira.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.