Pesquisar

Suporte Básico de Vida treinado nas escolas da Madeira

Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos 04-02-2020 Gabinete do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia
Suporte Básico de Vida treinado nas escolas da Madeira

No dia 29 de janeiro, os alunos do Serviço Técnico de Formação Profissional realizaram um exercício de mass training em Suporte Básico de Vida, administrado pelos enfermeiros do Serviço de Emergência Médica Regional (SEMER), e assistiram a uma sessão de sensibilização sobre o mesmo tema, que incluiu os docentes e os não docentes daquele estabelecimento de ensino.

 

O exercício teve como objetivo a transmissão de conhecimentos relativos à cadeia de sobrevivência – 112/suporte básico de vida/desfibrilhação/estabilização – neste caso com mais enfoque na chamada (correta) para o 112 e nos procedimentos a realizar numa situação de paragem cardiorrespiratória.

 

Os técnicos do SEMER ensinaram a realizar de forma correta as compressões cardiotorácicas, essenciais para a vítima até à chegada das viaturas de socorro.

Outros exercícios semelhantes de mass training em Suporte Básico de Vida foram já realizados em várias escolas, nomeadamente na EBS de Machico, EBS Dr. Ângelo Augusto da Silva (Levada), EBS Padre Manuel Alvares (R. Brava), EBS de Santa Cruz e EBS Gonçalves Zarco.

 

Estas ações dos técnicos do SEMER têm uma componente prática essencial e são um complemento à sensibilização deste tema que os Delegados de Segurança das escolas da RAM promovem aos alunos dos 1.º ao 9.º anos de escolaridade, no âmbito do projeto Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos que resulta de uma parceria da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia com várias entidades, entre elas o Serviço Regional de Proteção Civil, responsável por esta área.

 

Durante a última semana, realizaram-se várias iniciativas relacionadas com a segurança e os riscos nas escolas da Região. Na EB1/PE do Covão e Vargem, realizaram-se ações sobre o Plano de Prevenção e Emergência aos não docentes, jogos de segurança com todos os alunos do 1.º Ciclo e ainda uma ação de sensibilização sobre Proteção Civil e Plano Emergência Familiar aos encarregados de educação.

 

Na EBS Santa Cruz foi realizado um exercício de evacuação e no infantário Toca dos Traquinas um simulacro com as autoridades, ambos para testar os procedimentos de emergência e as equipas de segurança das escolas. Por fim, na escola da APEL, tiveram lugar várias ações de sensibilização para todos os alunos acerca do Plano de Prevenção e Emergência da escola, com o objetivo de preparar o simulacro com as autoridades que a escola irá realizar este ano letivo.

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.