NOTA: No seguimento de decisão do Governo Regional da Madeira relativa à suspensão de atividades escolares, como prevenção no combate ao vírus COVID-19, a iniciativa Plantar o Futuro está suspensa. O retomar das atividades será comunicado às escolas em momento oportuno.
O Governo Regional criou um programa de Recuperação da Natureza e Educação Ambiental, designado “Plantar o Futuro”, que visa, no âmbito da sensibilização e formação ambiental e de participação pública:
– a recuperação da natureza, assim como, a recuperação florestal e respetiva biodiversidade de áreas degradadas (nomeadamente as áreas afetadas pelos incêndios);
– a ampliação da área de floresta nativa;
– um incremento do conhecimento, da consciencialização e consequente responsabilização individual ao nível do Património Natural da Região Autónoma da Madeira (RAM) e sua salvaguarda;
– um fortalecimento do movimento de cidadania ativa.
Esta iniciativa é dinamizada pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia (SRE) e pela Secretaria Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas (SRAAC), através do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM (IFCN, IP-RAM), tendo o Centro Comercial La Vie e o órgão de comunicação social JM como parceiros. O programa baseia-se em ações de plantação efetuadas ao longo do período chuvoso, de novembro a maio, envolvendo alunos frequentadores do ensino secundário das escolas públicas e privadas da RAM e respetivos professores.
Todos os alunos recebem material educativo associado ao programa “Plantar o Futuro”, produzido pela SRE e apoiado pelo Centro Comercial La Vie. O IFCN, IP-RAM cede as plantas e o material necessário para as ações de plantação e os seus técnicos orientam o processo de sensibilização e de educação ambiental em cada ação, coadjuvados pelos professores e técnicos da SRE. Nas diversas etapas do programa, estão envolvidos elementos da Divisão da Formação e Comunicação, da Divisão de Florestação e Conservação dos Solos, elementos do Corpo de Vigilantes da Natureza e elementos do Corpo de Polícia Florestal, sob tutela da SRAAC. Pela SRE, colaboram, além dos professores das escolas participantes, técnicos da Gabinete de Imagem e Protocolo e da Divisão de Apoio Técnico. Em complemento, a Cruz Vermelha Portuguesa disponibiliza meios de suporte à atividade.
Estas ações abrangem quatro zonas distintas da RAM, em áreas de gestão pública, a saber:
– Paul da Serra (zona da Relva Negra);
– Serras de Santo António (Chão das Galinhas);
– Achada do Teixeira (Santana);
– Porto Santo (Posto Florestal das Chapas).
Para o ano letivo de 2019/2020, estão previstas 39 ações de plantação e a participação de mais de 2000 alunos.
Na primeira edição, em 2018/2019, decorreram um total de 31 momentos, com o envolvimento de cerca de 1600 estudantes. Este foi o vídeo de apresentação:
O 'Plantar o Futuro' vem merecendo relevo no jornal matutino JM-Madeira, com a publicação de páginas dedicadas à temática. Estas edições também podem ser descarregadas nos anexos. Em complemento, esta iniciativa ganhou voz num programa semanal da rádio 88.8 JM-FM.
A linguagem universal da fotografia e a sua capacidade para levar as pessoas a pensar na relação entre o homem e os fenómenos naturais fazem da fotografia de natureza uma ferramenta eficaz em programas de educação ambiental, promovendo a valorização e o respeito pela biodiversidade. Deste modo, em 2020, decorre o concurso 'Fotografa o Plantar o Futuro' (consultar anexos).