Designação do projeto | Curso de Educação de Formação
Código do projeto |M1420-09-5266-FSE-000009
Objetivo principal| Promover a melhoria do sucesso educativo, alternando as saídas precoces e os níveis de insucesso, recuperando jovens para percursos integrados de formação e melhorando o respetivo aproveitamento escolar.
Região de intervenção |Região Autónoma da Madeira
Data de aprovação | 04-09-2019
Data de início | 16-09-2019
Data de conclusão | 31-07-2020
Custo total elegível | 86.782,48 €
Apoio financeiro da União Europeia (85%) |FSE – 73.764,26 €
Apoio financeiro público regional (15%) | 13.017,37 €
Objetivos, atividades, Resultados esperados/atingidos:
Os Cursos de Educação e Formação incentivam ao prosseguimento de estudos e formação, os quais permitem a aquisição de competências profissionais, através de soluções flexíveis, de acordo com os interesses/necessidades do mercado de trabalho.
Esta operação envolvia uma ação de Educação e Formação, Operador/a Agrícola- Horticultura/Fruticultura Biológicas (Tipo 3), nível 2.
Após o recrutamento e seleção dos formandos, formadores e empresas, o IQ, IP-RAM iniciou a ação de formação.
Durante a realização das ações foi efetuada a monitorização e avaliação da operação, que incluiu a realização de reuniões de avaliação contínua e de acompanhamento, tanto em sala e como em Formação Prática em Contexto de Trabalho, pelos diferentes elementos da equipa formativa, os quais reuniram periodicamente para analisar progressos, dificuldades e redefinir novas estratégias de atuação, no sentido de serem atingidos os objetivos.
Relativamente aos resultados dos indicadores concluiu-se o seguinte:
- indicador de realização: “N.º de jovens apoiados nas ofertas formativas dirigidas à promoção do sucesso educativo de nível ISCED 2” (Meta=16): foram apoiados 12 formandos/as;
- indicador de resultado: “% de diplomados nas ofertas formativas dirigidas à promoção do sucesso educativo de nível ISCED 2” (Meta≥75%): obtiveram dupla certificação 33,33% dos formandos/as apoiados. Este baixo resultado deve-se ao desinteresse e desmotivação dos/as participantes em terminar o nível 2 de escolaridade, mesmo após a implementação de várias inicitivas com o intuito de os manter no ensino. Se considerarmos todos/as os/as formandos/as que concluiram apenas o 9º ano de escolaridade, então o resultado é de 41,67%.
15/06/2021R3