Pesquisar

69 milhões de euros para produzir energia “limpa”

A Madeira vai investir, no âmbito do PRR, 69 milhões de euros para reforçar produção de energia amiga do Ambiente. 18-01-2022 Presidência
69 milhões de euros para produzir energia “limpa”

A Região vai aproveitar o PRR para promover, até 2026, um grande conjunto de investimentos na área da energia, orçados em cerca de 69 milhões de euros. Desde logo, anunciou hoje Miguel Albuquerque, será remodelada a central hidroelétrica da Serra de Água, no sentido de melhorar e aumentar a sua capacidade de produção, num investimento de 15 milhões de euros.

«Vamos ainda melhorar e reforçar a capacidade da central hidroelétrica da Calheta, num investimento de seis milhões de euros. E investir cerca de 22 milhões de euros em centrais de baterias, 12 na Madeira e 10 no Porto Santo», acrescentou, à margem da visita que realizou hoje aos trabalhos de construção da central de baterias da Madeira.

O governante anunciou ainda a instalação de um um compensador sinclínico, que igualmente vai contribuir para o reforço do abastecimento a partir de energias renováveis e que vai custar 4 milhões de euros.

Outra das grandes obras a executar será, «algo que já fizemos no Porto Santo, a substituição dos chamados contadores tradicionais pelos chamados contadores inteligente e por toda uma rede inteligente».

«Tem sistema de monitorização e são baseados nas novas tecnologias. Terá um custo de 21,5 milhões de euros, a ser executado ao longo de cinco anos. Serão assim substituídos cerca de 150 mil contadores tradicionais, para além de toda a mudança tecnológica que precisará de ser realizada», explicou.

O objetivo de todas estas obras, reforçou, «passa por assegurarmos produção de 50% a partir de fontes de energia renovável, garantirmos que a Madeira está na liderança, sobretudo ao nível das regiões ultraperiféricas, nesta matéria e reduzirmos a pegada ecológica e a emissão de gases de efeito estufa».


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.