Pesquisar

Subsídio de mobilidade leva mais 32% ao Porto Santo

Subsídio de mobilidade para as viagens entre as ilhas da Madeira e o Porto Santo 21-10-2016 Administração Pública do Porto Santo
Subsídio de mobilidade leva mais 32% ao Porto Santo Incentivo aos passageiros que usam as ligações marítimas já foi retomado

in Diário de Notícias - 10 de outubro de 2016


O subsídio de mobilidade para as viagens entre as ilhas da Madeira e o Porto Santo já foi retomado no início de Outubro, ocasião para o secretário regional da Economia, Turismo e Cultura relembrar o impacto “altamente positivo que esta medida provocou na economia da ilha dourada”, especialmente fora dos picos habituais da procura, contribuindo para alicerçar o “novo ciclo de crescimento e afirmação que esta ilha actualmente atravessa”.
Entende a tutela que este subsídio, implementado no passado mês de Fevereiro, tem vindo a cumprir a finalidade para a qual foi criado, “recuperando, de forma expressiva, o interesse dos madeirenses por este destino, numa presença que foi especialmente notada na Páscoa e nos fins-de-semana prolongados”.
Entre Fevereiro e Junho de 2016, período em que vigorou o referido subsídio, mais de 107.530 passageiros utilizaram a ligação marítima existente entre as duas ilhas, mais 26.310 do que no período homólogo de 2015, na sua larga e expressiva maioria madeirenses. Trata-se de um crescimento global na ordem dos 32,4%, mais significativo nos meses de Março e Junho e que contrasta que o único mês que apresenta quebras, o de Janeiro, precisamente antes da entrada em vigor desta medida.
A tendência de crescimento na procura dos residentes na Madeira pela ilha dourada manteve-se no período de Verão, embora na altura sem este incentivo. Aliás, entre os meses de Julho e Setembro, 151.241 passageiros usaram esta ligação marítima até ao Porto Santo, num crescimento de 6,6% face a 2015.
Números que contribuem para que o Porto Santo tenha atingido, já no mês de Setembro, um novo recorde. Faltam apenas cerca de 7 mil pessoas para que a ilha atinja, já nesta altura, o total de passageiros que registou em todo o ano de 2015.

Mais porto-santenses na Madeira

Acompanhando esta tendência positiva e no sentido inverso do percurso, o governo conclui que o Protocolo celebrado entre a Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura e a Porto Santo Line, no âmbito deste novo subsídio, “também fez incrementar a vinda dos porto-santenses até à Madeira.”.
Os dados comprovam que, entre Fevereiro e Junho deste ano, a Madeira registou a entrada de mais 15.365 residentes do Porto Santo, num aumento global de 21,6% comparativamente a 2015. Mais uma vez, estão aqui em causa as ligações marítimas.
Até ao momento, já foram pagos cerca de 459 mil euros em reembolsos devidos no âmbito do novo subsídio social de mobilidade para o Porto Santo. Os procedimentos para o pagamento deste subsídio iniciaram-se  a 15 de Fevereiro, envolvendo os serviços da Secretaria Regional das Finanças e Administração Pública, no que concerne à recolha dos requerimentos que são depois validados pela Direcção Regional de Economia e Transportes.


Fonte: SRETC

Foto: ©ERS


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.