Pesquisar

Madeira com cobertura total de 5G em breve

O presidente do Governo Regional diz que a transição digital é a grande oportunidade para a Madeira e para a sua economia, ao esbater distâncias e latências, realçando que irá permitir à Região se colocar no centro do mercado global. 28-03-2022 Presidência
Madeira com cobertura total de 5G em breve

Declarações realizadas hoje, durante a assinatura de um protocolo entre a NOS e o Executivo madeirense na área do 5G, em cerimónia que ocorreu na sede da NOS Madeira, na Nazaré.

Miguel Albuquerque, na ocasião, sublinhou que a parceria hoje estabelecida será frutuosa e aproveitada ao máximo pelo Governo e pelos seus serviços, tendo destacado o facto de metade do Funchal já estar coberto com a rede 5G. Dentro de alguns meses, acrescentou, a cobertura será total na Região.

O líder madeirense fez ainda questão de sublinhar ser sempre com grande prazer que recebia o administrador da NOS, Manuel Ramalho Eanes, na Madeira, «e sobretudo quando a sua vinda traz uma grande mais-valia para a nossa Região».

O governante diz ser difícil, muitas vezes, a maioria das pessoas assimilar os avanços tecnológicos que vêm decorrendo nestes últimos 15 anos, «que têm sido exponenciais e extraordinários».

No fundo, explicou, «o 5G é uma tecnologia que reduz drasticamente a latência, ou seja, o tempo de resposta entre um comando e uma ação». «Vai permitir que a operação digital ocorra praticamente em tempo real, ou seja, praticamente em simultâneo com a operação real», acrescentou.

O governante lembra que são várias as atividades onde a nova tecnologia vai intervir, dando os exemplos da Saúde e da Proteção Civil….

Segundo Miguel Albuquerque, toda esta nova tecnologia vai permitir o desenvolvimento de u conjunto de capacidades únicas e acelerar a transição da nossa economia para uma versão digital.

«Essa transição para a economia digital é a grande oportunidade para a Madeira. Significa que poderemos ter acesso a todo um conjunto de atividades e de conexões não levando em linha de conta a distância física a que estamos dos grandes centros e não ter o problema de transporte de bens e serviços. Permitirá a uma empresa instalar-se cá e ter, na mesma, acesso a um mercado de milhões e milhões de pessoas, sem problemas fiscais e de contacto de proximidade com os clientes», destacou.

O líder madeirense reitera que «a desmaterialização e a densidade, permitidas pela 5G, são dois conceitos que, no campo da tecnologia, interessam particularmente à nossa Região, porque vêm combater o distanciamento físico, a falta de escala de mercado e colocar a Madeira no centro do mercado global».


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.