Pesquisar

É urgente a UE «consolidar política de Defesa e Segurança Comum» 

Presidente do Governo interveio hoje na abertura do 7º Curso Intensivo de Segurança e Defesa. Albuquerque releva importância da iniciativa para a sociedade civil, na medida em que permite aprofundar o conhecimento das questões de geopolítica e Defesa  21-11-2022 Presidência
É urgente a UE «consolidar política de Defesa e Segurança Comum» 

«Estamos num mundo novo, incerto e de certa forma perigoso. E este mundo [novo] obriga, na verdade, a Europa e o Ocidente – as democracias – a adotar políticas de dissuasão credíveis dentro daquilo que é fundamental, que é um esforço de cooperação eficaz e acutilante». 

O culminar da intervenção do Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, na abertura do 7º Curso Intensivo de Segurança e Defesa, promovido na Região Autónoma da Madeira pelo Instituto de Defesa Nacional. 

O Chefe do Governo, na sua intervenção, começou por sinalizar os tempos de mudança acelerada no cenário geopolítico mundial que torna ainda mais urgente e fundamental, por um lado um esforço da União Europeia, no sentido da construção de uma política de Segurança e Defesa Comum e, por outro de corte com um conjunto de dependências erróneas, nomeadamente ao nível energético. 

Miguel Albuquerque disse que hoje que o conceito de defesa, que assenta sempre na capacidade de dissuasão, está muito para além do conjunto de forças terrestres, aéreas e marítimas, sendo necessário um investimento colossal em novos domínios como o espaço e a cibersegurança. 

O líder do Executivo madeirense agradeceu a disponibilidade do Instituto de Defesa Nacional para a realização do Curso na Madeira, reconhecendo, não só a qualidade do mesmo e o importante contributo para o conhecimento e aprofundamento das questões da Segurança e da Defesa nacional junto da sociedade civil.   

«[Este curso] extravasa o campo dos chamados especialistas, o que não deixa de ser importante, porque as questões da geopolítica, as questões da Defesa são transversais à nossa sociedade, ao nosso País e ao espaço europeu onde nos inserimos», concluiu 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.