Pesquisar

Canalização da ribeira protege população da Tabua

Presidente do Governo visitou obras já concluídas 14-03-2017 Presidência
Canalização da ribeira protege população da Tabua Está concluída a obra de regularização e canalização da Ribeira da Tabua.
O Presidente do Governo Regional da Madeira e o Secretário dos Assuntos Parlamentares e Europeus, com a tutela das obras públicas, visitaram as obras já concluídas, no sítio da Terça, a montante da Estrada Regional 222.
Devido à intempérie de 20 de Fevereiro de 2010, tornou-se essencial canalizar a ribeira da Tabua, tendo os trabalhos, nesta última fase, incidido neste troço de 175 m, protegendo um núcleo populacional de cerca de 100 pessoas, assim como as infraestruturas marginais à linha de água. 
Os trabalhos consistiram, essencialmente, na construção de muralhas em betão ciclópico em ambas as margens, ficando assim garantida a proteção dos terrenos e moradias junto ao ribeiro.
Ao longo de toda a extensão, o desnível foi vencido através da construção de travessões de regularização, de modo a manter-se a inclinação do leito limitada a 7%, evitando-se velocidades de transporte elevadas, diminuindo o risco de erosão acentuada pelos caudais transportados e garantindo uma proteção às fundações dos muros da canalização. 
Foi ainda executada uma passagem hidráulica em vigotas pré-fabricadas com vão aproximado de 12m, de modo a garantir a ligação entre as duas margens. 
Os trabalhos custaram cerca de € 1.200.000,00, financiado 85% pelo PO Seur e 15% pela Lei de Meios.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.