Pesquisar

“Reconhecimento do Exército é grande honra”

Miguel Albuquerque acaba de receber a Medalha D. Afonso Henriques das mãos do tenente-General Eduardo Mendes Ferrão, Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME). Uma homenagem dos militares portugueses ao mérito do trabalho desenvolvido pelo presidente do Governo Regional da Madeira ao longo destes anos, enquanto presidente do Governo e antes enquanto edil do Funchal. 13-04-2023 Presidência
“Reconhecimento do Exército é grande honra”

Na ocasião, o líder madeirense assumiu ser uma grande honra ter sido distinguido pelo Exército. «É uma grande honra para mim receber esta distinção sendo certo que vamos continuar a colaborar com a instituição militar», disse.

O Governante assumiu ser um grande prazer receber aquela distinção por parte do Exército, até porque considera e sempre considerou as Forças Armadas um pilar fundamental da Nação.

«É um pilar que extravasa o próprio Estado e que faz parte da nossa História. É um pilar, um sustentáculo da nossa identidade», disse.

Miguel Albuquerque salientou ainda ser, na atual conjuntura, fundamental voltar-se a olhar para as Forças Armadas e para a importância dos valores da Defesa e da Segurança Coletiva.

«Na Madeira, ao longo de todos estes anos, temos tido sempre uma cooperação e uma ligação às Forças Armadas muito importantes, quer no quadro das responsabilidades de Defesa e de Segurança, mas também na colaboração que temos tido do Exército na Proteção Civil. Tem sido um trabalho importante, temos um diálogo recíproco, um bom entendimento e respeitamos as nossas Forças Armadas», referiu ainda.

Quanto à missão dos 30 destacados da Madeira que farão parte do quadro da NATO que estará em missão na Roménia, Miguel Albuquerque afirmou estar convencido de que, «tal como aconteceu com missões anteriores no Iraque e no Afeganistão, os nossos homens e mulheres destacados vão cumprir com brio, com eficiência, com responsabilidade, prestigiando o Regimento de Guarnição nº 3 e a Madeira».

A distinção, entregue no final da tarde de hoje no Regimento de Guarnição nº3, foi atribuída por despacho do CEME de 27 de fevereiro de 2023.

A cerimónia decorreu em paralelo com uma outra, a cerimónia militar de despedida de um pelotão madeirense que parte para a Roménia para integrar uma missão da NATO.

D. Afonso Henriques é o padroeiro do Exército e a medalha foi criada por Decreto-Lei em 1985 para reconhecer militares, militarizados e civis que no âmbito técnico-profissional revelem elevada competência, extraordinário empenho e relevantes qualidades pessoais, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Exército.

A cerimónia militar de despedida do Pelotão da ZMM que irá integrar a 3ª Força Nacional Destacada na Roménia, simbolizada pela bênção e entrega da imagem de Nª Sra. do Monte, contou com a presença várias entidades civis, militares e religiosas.

Este Pelotão, constituído por cerca de 30 militares madeirenses, irá ser projetado em maio para a Roménia, no âmbito da missão da NATO enhanced Vigilance Activities (eVA), onde irá participar em exercícios e atividades de treino com unidades congéneres, no sentido de, num contexto de aprofundamento dos laços da Aliança Atlântica e do incremento da capacidade de dissuasão e defesa da Aliança face aos recentes acontecimentos do Leste da Europa, ser testada a interoperabilidade das forças num contexto multinacional.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.