Pesquisar

«Museu reafirma o Porto Santo como ponto de partida da Expansão Portuguesa»

Núcleo histórico de Vila Baleira reabilitado e com museu dedicado aos Descobrimentos Portugueses. Miguel Albuquerque, na sua intervenção, disse que o Porto Santo acolhe a partir de hoje um dos melhores museus alusivos à epopeia portuguesa 06-07-2023 Presidência
«Museu reafirma o Porto Santo como ponto de partida da Expansão Portuguesa»

«É um museu que reafirma o Porto Santo como ponto de partida da Expansão Portuguesa – período mais glorioso da nossa História – e de um Portugal na vanguarda das ciências, que rompeu com a sua dimensão Continental e se transformou num Portugal pluricontinental, global, contactando com outras culturas, outras civilizações.»

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, esteve esta quarta-feira na reabertura da Baiana e do Museu Colombo, após obras de reabilitação e de requalificação, as quais permitiram a ampliação do Museu Colombo, dando-lhe, agora uma nova dimensão, abrangência e denominação: Museu Colombo e dos Descobrimentos Portugueses.

«Este museu visa exatamente estabelecer um marco na construção do Portugal pluricontinental e cosmopolita», indicou Miguel Albuquerque.

«Retrata, através das suas peças a interação entre as culturas e as terras que Portugal teve ocasião de visitar e de estabelecer relações comerciais com novos povos e culturas, desde o Japão, às Filipinas, Índia, América do Sul, América do Norte –. É o primeiro museu em muitos anos que faz uma referência concreta aos Descobrimentos Portugueses», continuou.

Na sua intervenção, o Chefe do Governo salientou que o Porto Santo acolhe a partir de hoje um dos melhores museus alusivos à epopeia portuguesa, acrescentando que os Descobrimentos devem ser reafirmados junto das novas gerações, conferindo ao Povo Português a abertura de espírito, o sentido de Universalidade e sobretudo de Humanidade.

Miguel Albuquerque agradeceu o contributo imprescindível dos agentes económicos e das empresas da Região Autónoma, muitas delas com atividade no Porto Santo, na aquisição do espólio, através da Lei do Mecenato, agora patente ao público no Museu Colombo e dos Descobrimentos Portugueses.

Para além do Museu, requalificado e ampliado, também a Baiana reabre ao público, após obras integradas no projeto de reabilitação do núcleo histórico do Porto Santo, que valorizam a cidade de Vila Baleira, na integração com o já referido Museu Colombo, mas também com o edifício sede do Município, o edifício do Centro Cultural e de Congressos, o Museu Brum do Canto e a praça envolvente.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.