Pesquisar

Madeira dá mais um passo importante na área das energias renováveis

Empresa na Zona Franca vai produzir estilha através da biomassa 26-06-2017 Presidência
Madeira dá mais um passo importante na área das energias renováveis

É sem dúvida mais um bom contributo para o aproveitamento das energias renováveis. A partir de agora há uma empresa sediada na Zona Franca com capacidade para aproveitar a nossa biomassa. 

Na inauguração da infraestrutura, o Presidente do Governo Regional disse que "a produção da estilha através da biomassa vai permitir, mais uma vez, diminuir a nossa dependência dos combustíveis fósseis, que tem custos elevados para a Região e para as suas empresas", e que irá pessoalmente promover esta unidade, que "nos termos e condições que está a operar é muito importante para o equilíbrio ambiental da Região, para a diminuição do seu déficit energético e também para iniciar, de uma vez por todas, a limpeza efetiva das serras, com benefícios para os próprios operadores»". Palavras proferidas durante a inauguração da Madeira Biomass Energy (MBEZF), empresa que se posiciona como uma nova e inovadora produtora de uma fonte de energia renovável no mercado regional, onde não existe qualquer ‘player’ com a capacidade de produção equivalente à unidade industrial instalada. A empresa foi criada em Julho de 2015 em Lisboa, mudou-se para a Madeira em Agosto de 2016.

Com capacidade para produzir até 10 mil toneladas/ano de estilha, actualmente a produção ronda as 3.500 toneladas. Esta unidade de produção veio criar 3 postos de trabalho. Número que terá de aumentar quando a produção ultrapassar 50% da capacidade instalada.

O investimento, que contou com comparticipação europeia, ronda 1,2 milhões de euros.

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.