Pesquisar

Miguel Albuquerque considera fundamental as atividades extracurriculares nas escolas

Miguel Albuquerque considera fundamental que as escolas continuem a proporcionar aos seus alunos atividades extracurriculares, nos mais diversos âmbitos, como forma de desenvolver a vocação, os talentos de cada um. E ajudar a que possam ser exercitados esses mesmos talentos. 16-04-2024 Presidência
Miguel Albuquerque considera fundamental as atividades extracurriculares nas escolas

O presidente do Governo Regional falava na abertura da XXV Semana dos clubes, grupo e projetos da escola secundária Jaime Moniz, que vai desenvolver-se até sexta-feira e que assinala os 25 anos de atividades extracurriculares naquele estabelecimento de ensino.

Falando para a comunidade educativa presente (entre professores, alunos e demais discentes e ainda encarregados de educação), o líder madeirense fez questão de agradecer «o trabalho extraordinário que tem sido feito através dos Clubes escolares ao nível destas atividades extracurriculares», sublinhando a importância das mesmas na formação dos nossos jovens.

«Desde logo, estas atividades têm a ver com o apuramento da educação, formal e informal, dos nossos alunos. Ou seja, é a escola como espaço de liberdade apto ao desenvolvimento da vocação de cada um», explicou.

O governante acha, assim, «fundamental que a escola, enquanto espaço multidisciplinar, proporcione aos nossos jovens essa possibilidade». E fundamentou: «Há pessoas que gostam de desenvolver atividades no quadro do teatro, da música, da dança, da literatura, da ciência, do desporto… E a escola enquanto espaço aberto e de comunidade (escolar) deve

proporcionar essa vocação, para descobrir os talentos e, sobretudo, para o exercício desses talentos».

Paralelamente, reiterou que «sendo um espaço de liberdade e de juízo crítico, é isso que a escola tem, igualmente, de proporcionar aos nossos jovens».

Miguel Albuquerque salienta que «aquilo que há uns anos era minimizado, do ponto de vista curricular, hoje é fundamental». «O princípio da especialização hoje não basta, é essencial a criatividade. E a criatividade é, muitas vezes, desenvolvida, estimulada e aperfeiçoada no quadro destas atividades extracurriculares», releva.

O presidente do Governo afirmou ainda que «hoje é um grande prazer visitar as nossas escolas». Para depois exortar os pais a perceberem e a se inteirarem da evolução do nosso ensino: «As pessoas no seu dia-a-dia não estão cientes da evolução que nós tivemos. Não só no alargamento da escolaridade e da literacia, mas também nos resultados que temos conseguido obter na RAM, em termos de qualificação e de formação dos nossos jovens».

Segundo o governante, «os testes PISA 2022 são a demonstração do trabalho importantíssimo que tem sido desenvolvido pelos nossos professores, pelas nossas escolas e pelas nossas comunidades educativas: ultrapassámos em muito a média nacional nos resultados do PISA 2022 em matemáticas literatura e ciências e ultrapassámos também a média dos países da OCDE».

«Isto significa que este trabalho, de grande responsabilidade, de educação e de formação dos nossos jovens, que é o trabalho que é o mais importante legado que temos de deixar às novas gerações, está a ser bem realizado. Isso deve-se às famílias, mas sobretudo à nossa classe docente», defendeu.

A concluir, salientou ser «sempre um prazer visitar a escola Jaime Moniz e perceber porque é que estamos num patamar tão elevado na formação e na educação dos nossos jovens».


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.