Pesquisar

Concursos para 1003 novas camas em lares já estão todos lançados

Anuncia Miguel Albuquerque, que lembra que o mesmo acontece com as 406 novas camas para os Cuidados Continuados 26-04-2024 Presidência
Concursos para 1003 novas camas em lares já estão todos lançados

Miguel Albuquerque anunciou hoje que estão lançados todos os concursos para 1003 novas camas em lares. O mesmo também já aconteceu com as 416 novas camas para os Cuidados Continuados.

Investimentos de 85 milhões de euros, no âmbito do PRR, que visam dar resposta ao envelhecimento da população, à necessidade de uma ainda maior humanização e dignidade no tratamento e acompanhamento e ainda ajudar as famílias que ficam impossibilitadas de continuar a cuidar dos seus idosos

O presidente do Governo Regional realçou estes números durante a apresentação de uma nova Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, que faz parte deste projeto global, que terá capacidade para 40 camas, num investimento de 3,5 milhões de euros a implantar no Colégio Missionário, dos Dehonianos. A nova unidade será gerida pelo Centro Social e Paroquial de São Bento, da Ribeira Brava.

O governante, questionado pelos jornalistas, assumiu que há listas de espera para lares, sendo até isso que se está a avançar com todos estes novos investimentos.

«Visam, quer em termos da renovação das camas existentes, quer das novas camas, reforçar a capacidade de resposta da Região no que diz respeito ao envelhecimento da população e da necessidade de os nossos idosos serem tratados com humanidade. E também para ajudar as famílias. Hoje é difícil às famílias, a partir de uma determinada altura terem os seus idosos em casa», disse.

Estas unidades residenciais dos lares, sublinha, vão ajudar a suprir este problema.

Nas suas declarações, recordou ainda que também já estão em lançamento de concurso todos os projetos referentes às novas unidades de Cuidados Continuados. «São mais 416 camas, incluindo 12 para os pediátricos e as unidades de apoio domiciliário», explica.

Questionado acerca de eventuais atrasos em projetos do PRR, Miguel Albuquerque admite que isso poderá vir a acontecer, dada a alguma demora que aconteceu em vários dos projetos, muito pela necessidade de revisão de preços, em consequência do encarecimento dos materiais e do aumento da inflação.

Desta forma, admite que a prorrogação dos prazos para conclusão dos empreendimentos do PRR será quase inevitável.

Contudo, lembra que a Região está com uma taxa de execução do PRR de 60% e a nível nacional essa taxa deve andar na ordem dos 20%!

«Estes são fundos que têm de ser aproveitados. Da nossa parte, avançámos o mais rapidamente possível. Não posso dizer que as coisas estejam a correr mal, mas é inevitável que haja uma prorrogação. Também não há nenhum drama sobre isso», concluiu.

O projeto da Unidade Sénior do Sagrado Coração, assim se chamará o lar, consiste na requalificação de parte do Colégio Missionário Sagrado Coração em Estrutura Residencial para Pessoas Idosas.

O que vai permitir proporcionar aos utentes serviços permanentes, diferenciados, adequados e específicos à problemática das pessoas idosas, indo ao encontro das respostas sociais de apoio à inclusão da população idosa, em fase final de vida ou com dependência funcional e à população sem-abrigo, mais vulneráveis e com maiores carências, com o objetivo de não só, lhes garantir o acesso, mas também, promover a autonomia, a integração social e o bem-estar.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.