Pesquisar

MIUT é exemplo a seguir no Turismo Desportivo e de Natureza

Miguel Albuquerque diz que a Madeira tem todas as condições para apostar no Turismo de Natureza e no Turismo Desportivo, dando o exemplo do MIUT 2024, que hoje terminou em Machico, como sendo uma prova que concilia estas duas vertentes e que é para continuar a apoiar. 28-04-2024 Presidência
MIUT é exemplo a seguir no Turismo Desportivo e de Natureza


O presidente do Governo falava à margem da cerimónia de entrega de prémios da prova organizada pelo Clube de Montanha do Funchal, que contou com a participação de mais de 2.300 atletas estrangeiros, entre os 3.481 inscritos.

O governante relevou o facto de o MIUT ser «das provas mais internacionais, senão a mais internacional, da Madeira». «Tem resultados e retorno económico extraordinários», destacou ainda.

O líder madeirense elogiou a organização da prova, salientando que a equipa liderada por Sidónio Freitas é excecional. Referiu o crescimento que o evento tem de ano para ano, de tal modo que, hoje em dia, «é uma prova consolidada a nível internacional».

Neste momento, advogou, «o que temos de fazer é continuar a apostar na qualidade e essa qualidade deriva dos fatores naturais da ilha, os percursos são lindíssimos, e de uma muito boa organização».

Miguel Albuquerque fez ainda questão de agradecer aos sponsors e «aos muito importantes voluntários: as pessoas disponibilizam parte do seu tempo para ajudar, durante uma noite inteira ou duas noites. E acho que isso é extraordinário».

MIUT significa Madeira Island Ultra-Trail. É uma marca registada ligada ao desporto natureza, de trail-running, organizado pelo Clube de Montanha do Funchal.

Este ano a prova teve a sua estreia absoluta no novo circuito mundial de trail-running, denominado World Trail Majors, e os atletas inscritos (3.481) percorrem vários trilhos da Região e dependendo da prova em que estão inseridos: MIUT 115, 85, 60, 42 e 16 - os números significam a distância em quilómetros - todas em formato linear sendo que a mais longa sai do Porto Moniz e termina em Machico e atravessa a cordilheira central da Madeira.

Ao todo são mais de 2.300 atletas estrangeiros, aos quais se juntam cerca de 4.000 acompanhantes, o que faz do MIUT um evento de sucesso e com renome à escala mundial. A tudo isto há a acrescentar o número recorde de voluntários, num total de mais de 800 elementos.

São 58 nacionalidades que marcam presença. A França traz uma armada de 1.192 atletas, o que faz deste país o mais representado, seguindo-se Portugal (1.003).


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.